O primeiro passo para despertar o interesse da criança pela leitura é trabalhar a consciência dos sons das palavras. E isso é possível desde os 2 anos e meio – 3 anos de idade. Sempre é importante observar o interesse da criança a fim de não forçar o aprendizado de algo para o qual ainda não está preparado. Vejamos 10 atividades de consciência fonológica para crianças de 3 a 6 anos.

As propostas descritas são progressivas. Podem ser iniciadas a partir dos 2 anos e meio – 3 anos de idade. Se desejar começa-las e seu filho tem quatro, comece sempre pela atividade 1 e avance segundo o ritmo da criança.

Jogo dos sons ou caixa de sons

Podemos começar com esse jogo que ajudará a criança a tomar consciência dos sons que formam as palavras. O ideal é realizar esse jogo com frequência para que a criança seja preparada para o processo de leitura e escritura.

Como fazer e usar a caixa de sons Montessori

Possibilidades de trabalhos de consciência fonológica com os objetos da caixa de sons:

1. Um som inicial e um objeto cada vez.

Isto é um “pão”. A palavra “pão” começa por “p”. “Pão”. Você pode mostrar a letra “P” à criança para que possa associar o som à sua grafia.

2. Um som inicial e escolher entre dois ou mais objetos. Há apenas um objeto como resposta correta.

Coloque sobre a mesa uma miniatura de “elefante” e outra de “leão” e dica: “Vejo um animal que começa pela letra ‘e’”. A criança dará a resposta “elefante”. Caso dia “leão”, você pode dizer: “Isto é um leão. A palavra leão começa por ‘l’. Você pode me dar o animal que começa pela letra ‘e’”?

3. Um som inicial para identificar objetos.

Em um cômodo da sala, você pode dizer o som inicial para que a criança busque algum objeto que com o mesmo som.

4. Som inicial e final das palavras

Coloque dois objetos que comecem por sons diferentes e terminem por sons diferentes. Por exemplo, ‘cola’. Diga: “Vejo um objeto que começa com a letra ‘c’ e termina em ‘a’”. A criança deve dizer ‘cola’. Comece sempre com apenas dois objetos. Quando a criança for capaz de realizar o jogo sem dificuldades, amplie o número de palavras para 3, 4 ou mais.

5. Todos os sons da palavra utilizada

Nesta etapa podemos começar com palavras de duas ou três letras: “sol”, “sal”, “pé”, “mão”…

6. Um som em diferentes posições da palavra

Colocar objetos sobre o tapete e pedir que a criança pegue aqueles que contenham o som “a”. A vogal pode aparecer no início, meio ou final da palavra.

7. Palavras que rimam

Colocar imagens ou objetos que rimam sobre a mesa. Diga: Vejo um objeto que rima com “bola”. A resposta pode ser “cola”…

8. Ordenar imagens que rimam ou começam pelo mesmo som

Aproveitando-nos dos folhetos de supermercado ou revista, recorte diferentes grupos de objetos que rimam. Se quiser, pode desenhar imagens ou imprimi-las.

Grupo 1: gato, pato, mato…

Grupo 2: pão, mão, chão, salão, melão…

9. A que sobra

Tanto podemos trabalhar sons como rimas. Coloque quatro imagens. Três delas deve conter o som sugerido e uma delas não. “Qual das palavras não tem o som ‘i’”?

10. Livros de imagens e livros de letras

Aproveitando folders e folhetos de supermercado, recortar imagens para fazer livros de imagens e livros de letras do alfabeto. Por aqui já fizemos os dois.

Lapbook do alfabeto

Uma imagem para cada som do alfabeto.

Lapbook: o que é? Para que serve na Educação Infantil?

Livro alfabético

Se a criança escreve as letras do alfabeto e reconhece seus respectivos sons, o livro alfabético é uma excelente oportunidade para trabalhar a consciência dos sons de todas as letras que compõem a palavra. Trata-se de recortar imagens, colar na página correspondente ao seu som inicial e escrever a palavra.

Clique no link abaixo e veja como propiciar a confecção do livro alfabético.

Livro de alfabetização para trabalhar a consciência fonológica

Espero que tenha gostado dessas dicas de atividades de consciência fonológica e as coloque em prática com as crianças!

Deixe Uma Resposta