Os jogos educativos são grandes aliados na hora de ensinar as cores às crianças. Podem ser feitos em casa mesmo, com material disponível. O ingrediente básico é a criatividade para ofertar às crianças uma gama de possibilidades de reforçar o conhecimento das cores.
Tenha em conta que, muitos desses jogos, além das cores permite trabalhar outros conceitos, tais como formas (triângulo, quadrado, retângulo…), largura (estreito, curto), dimensões (grande e pequeno), números… Esses são conhecimentos que se entrelaçam a todo momento e é importante poder integrá-los no aprendizado da criança.
Por exemplo, se a atividade tem como elemento blocos de construção, ao apresentar à criança, diga “quero o quadrado azul” ou “quero o número 2 amarelo”. Dessa forma, além de apresentar as cores, também estamos nominando outros conceitos de forma ou de número.
Antes de apresentar as atividades, tenha em conta estas publicações que também podem lhe interessar:
- Como as crianças aprendem as cores?
- Lista de livros infantis para aprender as cores
- Aprendendo formas e cores com Joan Miró e suas esculturas
- Pote das emoções: entre cores e sentimentos
Vamos às atividades.
Tubo das cores
Tubos de batatas Pringles, feltro de cores e bolas. Em uma base de cartão, cole os tubos encapados com feltro de cores. Dê as bolas de cores e peça à criança que passe pelos tubos as de cores correspondentes.
Veja alguns outros exemplos:
Em nossa web, temos o passo a passo para fazer o tubo das cores.
As cores e as emoções
A partir da leitura do livro O Monstro das Cores, da escritora e ilustradora Anna Llenas, trabalhamos as cores e as emoções. Para cada emoção (alegria, tristeza, raiva, medo e calma) é atribuída uma cor (amarelo, azul, vermelho, preto e verde). Deixo para vocês nossas sugestões de atividades para trabalhar as emoções em associação com as cores:
Outra proposta também é o jogo do Monstro das Cores:
Montar um círculo cromático com objetos da casa
Como um caça ao tesouro, a criança encontra objetos com as cores primárias e secundárias pela casa. Em um processo criativo, realiza um círculo cromático. Linda atividade!
Castelo para ensinar as cores
É por volta dos 12 meses que o bebê se encanta por tirar e colocar objetos em recipientes. A partir dos 18 meses, podemos aliar o encaixe ao aprendizado das cores. Utilize caixa de papelão e durex colorido. Faça pequenas janelas em um dos lados da caixa e marque suas bordas com durex colorido. Para cada janela, uma cor. Peça à criança que introduza na caixa objetos da cor correspondente.
Aliás, as possibilidades de uso da caixa de papelão para trabalhar as cores são muitas. Veja mais atividades:
As cores do Arco-íris
Desenhar um arco-íris com pétalas de flores. Essa é uma boa sugestão para trabalhar as cores e elementos naturais. Um bom passeio pela natureza pode encher nossos olhos de cores maravilhosas!
Pregadores e palitos
Palitos de picolé ou pregadores de roupa são materiais baratos e muito úteis na hora de ensinar as cores. Há distintas formas de apresentar essa atividade. Veja outras possibilidades:
Caça ao tesouro das cores
No link abaixo, deixo para vocês uma sugestão de atividade muito interessante. Trata-se de um caça ao tesouro das cores. Para cada cor é atribuído um número. A criança deve encontrar, em casa, a quantidade de objetos sugerida para determinada cor.
Peças de cores
Para essa atividade, basicamente pedaços de feltro nas cores básicas (azul, verde, amarelo e vermelho). Desenhe e corte figuras geométricas simples para que as crianças possam manipular bem. Corte também um retângulo tamanho A4 de cada cor. Coloque sobre uma superfície e peça que a criança associe cada uma das peças em sua cor correspondente. Aqui, tanto se trabalha cores como formas geométricas.
Garrafas de cores
As garrafas também podem render interessantes atividades para o aprendizado das cores. Tanto podemos fazer garrafas sensoriais, como jogo de enroscar a tampa colorida na garrafa correspondente. No caso deste último, a partir dos 16 meses, o bebê já se interessa por enroscar tampas. Podemos trabalhar essa habilidade ao mesmo tempo que reforçamos as cores.
Veja mais exemplos:
Jogos de construção e as cores
Uma das atividades possíveis com jogos de construção é apresentar as cores a partir de peças soltas, deixando que a criança construa minimundos. Nós fizemos uma proposta de jogo não estruturado com a cor amarela. O resultado foi surpreendente, este lindo trem.
Veja a proposta com a cor amarela no post abaixo:
Outra possibilidade é relacionar objetos por cores, a partir de uma base, um tapete de cores.
Também deixo essa outra atividade com cores e blocos:
Em geral, os jogos de construção para bebês vem com cores fortes. Na maioria das vezes, traz as cores básicas (azul, amarelo, vermelho e verde). Aproveite-os para ensinar as cores às crianças. A partir de um tapete de feltro ou cartolina, as crianças podem classificar as cores.
Veja mais exemplos:
Animais e as cores
Os animais chamam muito a atenção das crianças. Logo, podemos usar moldes de animais e pompons, recortes ou objetos para ensinar as cores. Veja mais exemplos:
Arco-íris de cores
Dar à criança a oportunidade de criar seu próprio arco-íris de cores. Para a atividade, são necessários cartolinas, água, corante alimentício, cola, sal e alguns filamentos de plástico. Coloque bastante cola em uma das cartolinas: Coloque a outra em cima e aperte para que misture. Acrescente um pouco de sal. Com os filamentos de plástico, a criança vai criando seu desenho com as cores que compõem o arco-íris, ao deixar cair sobre o papel pequenas gotas.
Além de um reforço no aprendizado das cores, essa atividade criativa permite desenvolver a coordenação motora fina.
Outras possibilidades de trabalhar as cores
Uma proposta que fizemos com Laura é a de correspondência de cores, aproveitando peças de alguns jogos.
Veja essa sugestão de atividade, clicando o link abaixo:
Também há outras atividades sobre classificação de cores que propusemos à Laura e que valem a pena fazer com as crianças.
Uma foi o emparelhamento de cores a partir do uso de peças soltas de jogos de construção. Essa é ideal para ensinar as cores aos bebês.
E outra foi a classificação de cores, com uso de pompons e uma caixa com divisórias.
Como você viu, há uma variedade grande de possibilidades de trabalho com as cores. Veja alguns mais para se inspirar e trabalhar com seu filho.
* Tenha em conta que a capacidade de concentração da criança varia bastante. Não se trata de transformar sua casa em uma pré-escola, mas sim de auxiliar a criança no aprendizado do reconhecimento e identificação das cores.
Atividades para Educativas crianças
Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:
3 Comentários
Amei as atividades propostas, super me ajudou! Parabéns pelas atividades.
Nossa, que site incrível. Amei todas as atividades.
Abraços de uma professora que ama brincadeiras lúdicas
Sugestões maravilhosa de atividades