O LEGO continua sendo um dos jogos preferidos das crianças de todas as idades. É bem certo que, em geral, cada caixa de brinquedo da marca vem com um passo a passo para montar algo em concreto (naves espaciais, castelos, animais…). No entanto, suas peças podem ser utilizadas livremente ou, ainda, podemos aproveita-las para trabalhar uma grande variedade de conceitos. Nesta publicação, vamos mostrar como as crianças podem aprender os números com LEGO na Educação Infantil.

Material necessário

  • Peças LEGO
  • Base para montagem da LEGO
  • Cartões dos números para imprimir

Aprender os números com LEGO

Como afirmado, nossas crianças podem aprender os números com LEGO a partir da reprodução da imagem. Vou compartilhar nossa proposta e também outras que encontrei pela internet.

Começo com a nossa sugestão, claro! O objetivo é construir os números sobre uma base utilizando as peças LEGO. Para uma criança entre 3 e 6 anos, o ideal é oferecer-lhe, ao menos nas primeiras vezes, um modelo a seguir. Nesse caso, fiz uma montagem, fotografei e imprimi utilizando as peças que temos.

Aprender os números com Lego

Também tive o cuidado de deixar as peças separadas por cores e tamanhos. Isso é ideal para que a criança consiga realizar a tarefa sem perder a concentração. Tenha em conta que um menino ou uma menina de 4 ou 5 anos é capaz de fazer a classificação das peças por si mesma. E, ainda, poderia montar. No entanto, recordemos que o tempo de concentração, nessa idade, é limitado e fazer as duas coisas ao mesmo tempo pode requerer um tempo para o qual não estará disponível. O que esperamos é que consiga montar os números de 1 a 9.

Não é melhor respeitar o desejo da criança? Essa é a chave. Se a criança tem esse desejo, o fará por si mesma. Entretanto, recorde que essa é uma proposta de atividade dirigida, logo é importante ter claro o resultado que se espera.

Ainda assim, se você considera oportuno, pode colocar todas as peças juntas e deixar que a própria criança o faça e chegue até o ponto que sua concentração permitir. Não há problema. Por aqui, faremos das duas formas. Mas, por enquanto, a primeira vez que oferto o LEGO apresento as peças classificadas para que a criança integre o conceito e possa ordenar por si própria. Quando Laura já faz a segunda vez, com as peças misturadas, ela maneja tudo muito melhor e consegue construir tudo direitinho.

Números para imprimir – moldes grátis para atividades pedagógicas

Números com LEGO DUPLO

Outra possibilidade é trabalhar, desde pequeno, com o LEGO DUPLO. Para isso, compartilho os cartões dos números feitos com LEGO DUPLO.

E quais jogos LEGO são mais adequados para ter em casa?

Ainda que haja os LEGO temáticos, e por aqui temos alguns, o ideal é ter as maletas com peças de vários formatos. Isso permitirá às crianças a fazer construções maravilhosas. Deixo algumas sugestões aqui:

Base de construção LEGO

[amazon box=”B00NHQF65S”]

Lego DUPLO

[amazon box=”B07WJJF8PB”]

LEGO Classic peças sobre rodas

[amazon box=”B079S6B4LY”]

LEGO Classic set de tijolos

[amazon box=”B07GXMPSRS”]

[amazon box=”B07GXC4R9S”]

LEGO Classic mala criativa

[amazon box=”B075QRWRYP”]

Caixa de peças criativas LEGO

[amazon box=”B00NHQF6MG, B00NHQFA1I”]

Espero que tenham gostado desta super dica para reaproveitar brinquedos que temos em casa para fazer uma divertida atividade de matemática.


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

1 Comentário

Deixe Uma Resposta