Nesta publicação, compartilho com vocês uma atividade com formas geométricas muito interessante que mescla vários recursos. Com certeza foi um super momento de aprendizado, no qual Laura teve a possibilidade de experimentar as formas geométricas e brincar com seus traçados.

Atividade com formas geométricas

Nesta proposta de atividade com formas geométricas, brincamos com o quadrado, o círculo e o triângulo. Tudo foi feito por etapas. Daí que lhes explicarei cada parte da atividade, seus objetivos e os recursos utilizados.

1. Explorando as formas geométricas 3D

Sempre me perguntei por que o estudo da geometria me parecia tão chato? Isso era algo que sempre me inquietou, já que esse é um conteúdo muito atraente. Basta com recordar que vivemos em um mundo geométrico. Tudo são formas: quadrados, retângulos, triângulos, círculos… Com olhar um pouco a nossa volta nos damos conta. Então, porque a geometria pode parecer algo tão entediante? A conclusão a que cheguei é que, na maioria das escolhas, carece de recursos para que a criança entenda bem as formas.

Sabemos, à perfeição, desenhar quadrados, triângulos e círculos. Usamos compasso, régua e transferidor. No entanto, tudo fica no nível bidimensional. Acredito que os recursos que tornam o objeto de estudo mais palpável é imprescindível para desenvolver, na criança, a curiosidade.

Pensando nisso, há algum tempo, havia comprado para Laura um jogo de figuras geométricas translúcidas para a caixa de luz. E, finalmente, chegou o dia de experimentá-las.

atividade com formas geometricas 01

A primeira etapa da atividade consistia em explorar as formas geométricas. Primeiramente, ela o fez pegando cada figura, movendo-as de um lado a outro, observando sua forma e seu traçado.

atividade com formas geometricas 04

Continuou a observar as figuras geométricas, mas sobre a superfície da caixa de luz. Laura ficou encantada.

2. Experimentando as formas geométricas com a caixa de luz

Imprimi as três figuras geométricas. Começamos pelo círculo. Depois passamos ao quadrado e, por último, ao triângulo. Coloquei a imagem do círculo sobre a caixa de luz, recurso da pedagogia Reggio Emilia. Pedi que associasse o desenho à forma geométrica. Corretamente, Laura pegou o círculo e colocou sobre a caixa de luz. Tratou de que o círculo 3D ficasse no meio do desenho da figura geométrica.

atividade com formas geometricas 06

Em seguida, pedi que seguisse o traçado do círculo com o dedo indicador. Ela adorou essa parte. Desenhou o círculo com o dedo umas quantas vezes.

atividade com formas geometricas 07

Para encerrar essa etapa da atividade, dei-lhe uma caixinha com estrelinhas vermelhas e pedi que as colocasse dentro do círculo desenhado.

atividade com formas geometricas 10

Repetimos as mesmas etapas com o quadrado e o triângulo.

Veja imagens da Laura brincando com o quadrado.

atividade com formas geometricas 11

atividade com formas geometricas 13

atividade com formas geometricas 15

E agora, com o triângulo.

 

atividade com formas geometricas 26

atividade com formas geometricas 18atividade com formas geometricas 19 3. Formas geométricas com a caixa de areia Montessori

E eis que, com essa atividade com formas geométricas, também introduzimos um novo recurso: a caixa de areia Montessori. Nesta etapa, usei as lâminas das figuras geométricas e pedi que Laura fizesse o desenho na caixa de areia. Não saiu muito perfeito, mas, como antes, na caixa de luz, havia feito o desenho usando o dedo indicador, Laura conseguiu reproduzir, mais ou menos a imagem.

Atividades para Educativas crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Atividades de alfabetização

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz uma variedade de atividades para alfabetização tendo em conta a abordagem do método Montessori. Trata-se de uma proposta respeitosa com o ritmo da criança e muito eficiente no processo de leitura e escrita.


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

4 Comentários

  1. Izabel Cristina Mendel Souza Responder

    Olá, amados!
    Gostaria muito de parabenizá-los pelo site e pelo belíssimo trabalho que desenvolvem, tanto com a sua filhinha encantadora, quanto conosco, mães e profissionais da educação que buscam inspirações e práticas significativas e motivadoras.
    Sou mãe de um menino de 2 e 10 meses, pedagoga e professora de Ed infantil. Diariamente, tenho lido as postagens e buscado aqui dicas e sugestões de práticas que possam enriquecer o meu fazer educativo tanto na escola quanto na minha casa, com o meu pequeno.
    Após a maternidade, tornei-me mais atenta às necessidades das crianças e comecei a estudar mais e buscar práticas e teorias que contemplassem o respeito a individualidade, que estimulasse o interesse, a ludicidade, e a criatividade. Nesse sentido, busquei no método montessori, Reggio Emília e na disciplina positiva fontes de inspiração. E este blog veio ao encontro de todas as minhas necessidades. Seus textos reflexivos são riquíssimos e suas propostas pedagógicas são excelentes!
    Tenho realizado várias atividades daqui com os meus alunos e com o meu filho, e indico o site de vocês a todas as minhas amigas, professoras e mães. Espero que muitos pais também busquem aqui inspiração para cuidar e educar com esse mesmo carinho e apego, ao qual dedicam a linda Laura.
    Agradeço de coração por nos possibilitar essa troca de experiências. ♥️

  2. OLÁ, GOSTARIA DE SABER COMO FAZER ESTA CAIXA DE LUZ. HÁ ALGUM TEMPO VEJO SUAS DICAS E VOCÊ A USA MUITO. BEM INTERESSANTE.

    • Karina Responder

      Laíse, não há muito mistério. No dia 1 de maio tenho agendado um post com o passo a passo para fazer a caixa de luz. Você vai ver quão fácil é e que é um material suuuuper interessante e útil para trabalhar com as crianças.

Deixe Uma Resposta