Vamos aproveitar os brinquedos que a criança tem em casa para fazer novas atividades? Desta vez, nos aproveitamos de um quebra-cabeça para propor uma atividade com numerais para Educação Infantil. O objetivo é reconhecer a forma dos números a partir da transferência de sólidos. Dessa forma, além de trabalhar os numerais, a criança desenvolve a coordenação motora fina, a concentração e a percepção visual e espacial.

Material necessário

Para esta atividade você precisará:

  • Jogo de números
  • Areia de aquário colorida
  • Colher de sobremesa
  • Pincel

Atividade com numerais para Educação Infantil

A primeira dúvida que pode lhe surgir é: “não tenho um quebra-cabeça de números. O que faço? Acredito que a criatividade está em cada um e basta olhar o entorno para conseguir adaptar a ideia à sua realidade. Então, se não tem um puzzle de numerais, use formas de números. E, se não o tiver, utilize jogos de montar para fazer os numerais vazados para que a criança possa fazer a transferência. E, caso essa última seja a sua opção, troque a areia por grãos (feijão, grão-de-bico, milho…).

Por se tratar de um puzzle, primeiramente, permitamos à criança monta-lo, encaixando os números em seu lugar. Nosso quebra-cabeça é desses bem baratos, mas tem a vantagem de ter quantidades para que a criança possa associar também.

A seguir se realiza a transferência da areia nas formas dos números. Essa é uma atividade sensorial inspirada na pedagogia Montessori. Como a areia de aquário é muito fina, podem imaginar a sujeira que fica. O ideal é limitar o espaço usando colocando o puzzle dentro de uma bandeja. O pincel deve ser utilizado para refinar o movimento, limpando toda a areia sobrante no tabuleiro.

Espero que tenham gostado da nossa ideia de atividade de matemática com numerais para Educação Infantil. Compartilhe com seus amigos, pais e professores!


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

2 Comentários

  1. Amei a ideia! Estamos começando a trabalhar os números com o pequeno aqui de casa. Qualquer dia desses, vou reproduzir com ele.

    • Karina Responder

      Que bom! Na web, há várias outras propostas legais para introduzir os números. Espero que goste! 😉

Deixe Uma Resposta