Compartilho, nesta publicação uma atividade com os membros da família. Trata-se de uma atividade de linguagem montessoriana. Para tal, propomos o uso dos cartões de três partes com os membros da família (a criança, papai, mamãe, avô, avó, tio, tia, primo, prima). É uma primeira forma de organizar uma árvore genealógica.

Para as crianças pequenas é complicado reconhecer a ordem familiar. Ela aprende a chamar cada qual por seu título (pai, mãe, avós, tios, primos…), mas não compreende porque estão denominados assim. Os cartões de três partes permitirá a criança trabalhar o vocabulário e estabelecer associações entre um e outro.

Como usar os cartões de três partes Montessori para ampliar vocabulário

Vamos mostrar como trabalhamos esse material com a Laura.

Material necessário

  • Cartões de três partes com membros da família
  • Caixa de areia Montessori
  • Alfabeto móvel
  • Figuras em miniatura que comecem com as iniciais de cada membro da família. Por exemplo, miniaturas ou objetos da casa que comecem pela “P” de pai ou por Mmmm” de mamãe

Atividade com os membros da família

Em um primeiro momento, apresentamos três cartões: Laura, mamãe e papai. Como são pessoais, não temos como disponibilizar um PDF para imprimir. Fica a inspiração. Basta que você selecione fotos dos membros da família e coloque a foto e, abaixo, o nome familiar. Imprima a página por duas vezes. Forme um grupamento de cartões contendo nome e imagem. Depois outro grupo de cartões com apenas a imagem e outro com apenas os nomes.

Inicialmente, com os cartões, a criança faz um pareamento. Estabelece uma relação entre as imagens e, após, entre as palavras. Quando a criança se interessa pelas palavras, é capaz de reconhecer a sequência de letras de uma palavras e, por discriminação visual, estabelecer o pareamento, ainda que não saiba ler.

Esse exercício é muito importante para o processo de leitura e escrita. Ela se torna consciente de que as grafias representam os sons. E também, pouco a pouco, vai memorizando as palavras de forma natural, sem qualquer tipo de pressão ou obrigação.

atividade com membros da familia 01

Reconhecimento fonético

Depois de fazer trabalhar com os cartões de três partes, é o momento de realizar o reconhecimento fonético. No caso, como Laura tem três anos e meio, trabalhamos o som das iniciais das palavras. Se a criança já estiver preparada, é possível trabalhar todos os sons.

Atividade com os sons das vogais

O objetivo é que a criança associe o som a uma grafia. Para isso usamos o alfabeto móvel, já que é um material sensorial, que lhe permitirá reconhecer pelo tato a grafia da letra.

atividade com membros da familia 02

Na imagem acima e também na que está abaixo, você vê como, para trabalhar os fonemas, também acrescentamos algumas figuras cujas iniciais são as mesmas das iniciais dos nomes dos familiares.

Mostre o objeto à criança. Por exemplo, o pente. Pergunte-lhe: “O que é isso?”. Ela dirá: “Pente”. Repita a palavra colocando ênfase no fonema: “Isso é um “‘ppppente’. ‘Pppppente’ começa como ‘pppppapai’, ‘mmmmamãe’ ou ‘Lllllaura’?”. E, dessa forma, ela vai associando os sons e a grafia.

atividade com membros da familia 03

Trabalhando a grafia

Por fim, propusemos a escrita da grafia das iniciais dos membros da família com uso da caixa de areia, um recurso do Método Montessori.

atividade com membros da familia 04

Essa atividade com membros da família foi muito interessante. Vamos vendo como a pequena da casa, cada vez mais, tem se mostrado interessada nas letras e, sobretudo, como já consegue distinguir as letras por seus sons. Ainda segue sem saber os nomes das letras do alfabeto em si.

Deixo para vocês uma publicação sobre como fazer a caixa de areia de forma simples e fácil:

Como fazer uma bandeja de areia Montessori

E também propostas de atividades com a caixa de areia:

Atividades com a caixa de areia para a escrita

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Deixe Uma Resposta