Compartilho com vocês, nesta publicação, uma atividade com vogais que faltam na palavra. Essa é uma proposta muito simples de preparar. Não vamos precisar mais do que papel, tesoura e lápis. O mais legal dessa atividade de linguagem é que a criança aprende de forma lúdica e criativa.
Material necessário
- papel branco
- tesoura
- lápis
Atividade com vogais que faltam
Por aqui já temos mostrado a vocês várias possibilidades de atividades com vogais para Maternal e Educação Infantil. A atividade com vogais que faltam é mais uma delas. Está recomendada para crianças que já estejam trabalhando a consciência fonológica.
Primeiramente, vamos trabalhar a criação artística. Ou seja, desenhar. Lápis e papel, a criança desenha o que quiser.
A seguir, podemos conversar sobre o que desenhou. Aproveitando as margens das folhas, escrevemos nomes de animais, pessoas ou objetos que aparecem no desenhos. Com a tesoura, fazemos um pequeno recorte separando as letras. Dobramos para dentro as vogais que queremos esconder.
Para a criança, dizemos: “Aqui está escrito: “L”.. “ur”…” Que sons faltam?” Ela deverá responder “Aaaa”.
A partir daí, trabalhamos a consciência fonológica das vogais das palavras escritas. Neste caso, a criança deve reconhecer as vogais que faltam nas palavras.
Outras possibilidades de brincar
A atividade com as vogais que faltam é tão versátil que podemos aproveita-la segundo o objetivo a ser trabalhado. Por exemplo, podemos trabalhar tanto as vogais como as consoantes que faltam. Também podemos descobrir as vogais de nomes de objetos, de animais e de tantas outras palavras.