A bandeira do Brasil é um dos nossos principais símbolos nacionais. Você sabe o significado das cores das bandeiras? E o que representam as estrelas? O que está escrito nela? Convidamos você a conhecer um pouco mais sobre a história da bandeira do Brasil. E, também, a se inspirar em nossas sugestões de atividades divertidas.

A primeira bandeira brasileira foi criada logo após a independência, em 1822. Essa ficou conhecida como a bandeira do Império do Brasil. Nela podíamos ver um losango o amarelo em um campo verde, tendo, ao meio, o brasão de armas do príncipe. Mais tarde, com a Proclamação da República, a bandeira foi substituída por uma muito similar a dos Estados Unidos, nas cores verde, amarelo, azul e branco. No entanto, essa bandeira foi utilizada durante somente 4 dias, entre o 15 e o 19 de novembro de 1889. A partir desse último dia, a nova bandeira republicana, o nosso atual símbolo nacional, foi adotada oficialmente.

Vejamos mais curiosidades e significados da Bandeira do Brasil!

Quem desenhou a bandeira do Brasil?

A bandeira foi criada por Raimundo Teixeira Mendes (1855-1927) e Miguel Lemos (1854-19179). Contou com orientação do astrônomo do Imperial Observatório do Rio de Janeiro, Manuel Pereira Reis (1837-1922). O desenho foi inspirado na bandeira imperial.

Quando foi criada a bandeira do Brasil?

A bandeira foi criada em novembro de 1889, no Rio de Janeiro, no período em que se deu a Proclamação da República. A data exata de uso da bandeira é dia 19 de novembro, daí que se celebre o Dia da Bandeira nesse dia. O Brasil deixava de ser uma monarquia e passava a ser uma república. A bandeira representava esse novo sistema político.

Qual o dia da bandeira do Brasil?

O Dia da Bandeira Nacional é em 19 de novembro, instituído pelo Decreto nº 4, de 19 de novembro de 1889.

Qual o significado da bandeira do Brasil?

A bandeira é um dos símbolos que representa a República, nosso sistema político atual, adotado em 1889, em substituição à monarquia. Por isso, nela vemos como as estrelas representam cada um dos 26 países e o Distrito Federal.

Qual significado das cores da bandeira do Brasil?

Oficialmente, as cores da bandeira do Brasil são: o verde, o amarelo, o azul e o branco. Você sabe o que cada uma delas representa? Vejamos:

  • verde: representa a vegetação brasileira (matas e florestas),
  • amarelo: representa o ouro e as riquezas naturais,
  • azul: representa o céu e os rios brasileiros,
  • branco: representa o desejo pela paz.

As cores de nossa bandeira são as mesmas da bandeira do império do Brasil, no entanto com significados diferentes. Cada uma delas representava uma família. Vejamos:

  • verde: representava a Casa de Bragança, à qual pertencia Dom Pedro I,
  • amarelo: representava a Casa de Habsburgo, da qual pertencia Imperatriz D. Maria Leopoldina – esposa de Dom Pedro I.

O que está escrito na bandeira do Brasil?

A bandeira traz, em verde, em seu centro, a inscrição “Ordem e Progresso”, lema inspirado em uma frase de Augusto Comte, criador da filosofia positivista, que diz: “O amor por princípio e a ordem por base; o progresso como meta”. A crença é de que somente a ordem poderia conduzir ao progresso.

Quantas estrelas tem na bandeira do Brasil?

A bandeira contém 27 estrelas que representam cada um dos estados brasileiro, incluindo o Distrito Federal. A primeira versão da bandeira apresentava 21 estrelas que era o número de estados mais o Distrito Federal. Cada uma delas ocupa a posição em que estavam no céu da cidade do Rio de Janeiro às 8h30 do dia 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República.

Conforme o disposto na Lei nº 8.421, de 11 de maio de 1992, sempre que forem acrescentados ou excluídos estados, as estrelas da bandeira do Brasil devem refletir essa alteração. Daí que, atualmente, a bandeira conte com 27 estrelas.

O que significa as estrelas na bandeira do Brasil?

As estrelas presentes na bandeira representam os 26 Estados e o Distrito Federal. A mais setentrional do país, que está acima da faixa branca, representa o estado do Paraná. As estrelas do Cruzeiro do Sul representam cinco estados: Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

O que significa a estrela sozinha na bandeira do Brasil?

A única estrela presente acima da inscrição “Ordem e Progresso” é chamada de Espiga. É a mais brilhante da constelação de Virgem e representa o Estado do Pará que, em 1889, correspondia ao maior território acima do paralelo do Equador.

Quantos pentagramas tem na bandeira do Brasil?

O pentagrama se refere a uma estrela de cinco pontas. Esse é um dos elementos centrais na bandeira brasileira. Em total, a bandeira apresenta um retângulo verde, um losango amarelo, uma esfera azul. Nessa esfera, há 27 pentagramas brancos, ou seja, 27 estrelas de cinco pontas que representam os 26 Estados e o Distrito Federal.

Existe uma saudação à bandeira do Brasil?

A saudação à bandeira brasileira se faz com os braços estendidos e faz parte de um cerimonial das Forças Armadas do Brasil, quando um de seus membros jura, perante o estandarte nacional, lealdade e compromisso com a pátria.

Incorporando-me (à Marinha do Brasil; ao Exército Brasileiro; ou à Força Aérea Brasileira), prometo cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado, respeitar os superiores hierárquicos, tratar com afeição os irmãos de armas, e com bondade os subordinados, e dedicar-me inteiramente ao serviço da Pátria, cuja Honra, Integridade, e Instituições, defenderei com o sacrifício da própria vida.  – Art.33 do estatuto dos militares das Forças Armadas do Brasil.

Essa saudação é conhecido como juramento de fidelidade à bandeira ou, simplesmente, juramento à bandeira.

Qual foi a primeira bandeira do Brasil?

A primeira bandeira do Brasil data de 19 de novembro de 1889 e foi modificada, pela última vez, em 1992, a fim de incluir todos os estados que formam o país. Em 1889, na bandeira estavam representados 21 Estados. Já em 1992, foram acrescentadas outras 6 estrelas para representar os 26 estados e um Distrito Federal.

Qual foi a bandeira do império do Brasil?

A bandeira imperial do Brasil foi criada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret (1768-1848). À época, Debret trabalhava na corte imperial. O verde representava a família Bragança, de Dom Pedro I, e o amarelo a dinastia Habsburgo – governada por Áustria – terra natal da esposa de Dom Pedro I, a Imperatriz D. Maria Leopoldina. O amarelo também significava o ouro e o Sol.

Qual foi a bandeira da Proclamação da República do Brasil?

Logo após o golpe republicano, em 15 de novembro de 1889, a bandeira do império foi substituída pela cópia da bandeira dos Estados Unidos da América nas cores verde e amarelo. Na parte superior esquerda já apareceram o azul e branco.

Qual o hijo à bandeira do Brasil?

Como todo hino, o da bandeira do Brasil é uma exaltação ao maior símbolo da nação. A letra escrita por Olavo Bilac (1865-1918) e música do maestro Francisco Braga (1868-1945) reverencia as belezas naturais e as dimensões do país.

Salve, lindo pendão da esperança,
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.

Refrão:
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.

(Refrão)

Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil, por seus filhos amado,
poderoso e feliz há de ser.

(Refrão)

Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre sagrada bandeira,
Pavilhão da justiça e do Amor!

(Refrão)

Atividades com a bandeira do Brasil

Para finalizar, propomos uma série de atividades que você pode fazer em casa ou na escola para trabalhar a bandeira do Brasil.

1 – Desenhar a bandeira

Essa é uma proposta bastante simples. Indicamos alguns passos a seguir.

  • Imprima o molde da bandeira.

molde da bandeira do brasil para imprimir

  •  Recorte cada uma das formas que compõem a bandeira: o retângulo, o losango e o círculo. Cole-os sobre um papelão e volte a recortar. Coloque, com cola quente, alguma miçanga mais grossa em um dos versos para que a criança possa agarrar bem o molde que utilizará para desenhar.

atividade com formas da bandeira do brasil

  • A criança deve traçar a imagem e colorir com as cores da bandeira. Como fizemos uso de lápis-de-cor aquarelável, no final usamos um pincel para pintar.
2 – Bandeja sensorial

Delícia de atividade. Ah, e muito bonita também. Ideal para propor à criança no Dia da Independência do Brasil (7 de setembro) ou no Dia da Bandeira (19 de novembro), por exemplo. Isso porque, nessas datas, sempre trabalhamos os símbolos nacionais, em especial a bandeira do país.

Essa atividade é bem completa. Ao ser sensorial, permite à criança trabalhar o estímulo sensorial.

Pode ser usado para transferência de sólidos. Com auxílio de algum instrumento (concha, colher…) a criança leva os grãos de um recipiente a outro.

atividade-sensorial-montessoriana-23

Trabalho de coordenação motora fina ao catar e separar os grãos por cores.

atividade-sensorial-montessoriana-30

Também pode utilizar a imaginação, através da criação de minimundos.

atividade-sensorial-montessoriana-38

Ainda podemos fazer muito mais com esses grãos, uma vez estejam misturados. Por exemplo, uma garrafa sensorial.

atividade-sensorial-montessoriana-25

3 – Colorir o desenho da bandeira do Brasil

Compartilhamos, com você, alguns desenhos da bandeira para imprimir e pintar ou colorir.

4 – Bandeira do Brasil para desenhar

Veja como desenhar a bandeira do Brasil!

 

Acesse atividades de História e descubra muito mais.

Deixe Uma Resposta