É possível fazer uma bonita atividade de arte com material reciclado? Claro que sim! Contava a vocês, em outra publicação, como surgiu nossa ideia da caixa de invenções, uma ideia de brincar sustentável e criativa. Trata-se de uma caixa que guarda vários materiais de reciclagem, autênticas peças soltas colocadas a serviço da criatividade e da imaginação da criança. É um autêntico brinquedo caseiro sem regras ou limites de uso. Não está pensado para cumprir qualquer objetivo específico. No entanto, arriscamos aproveitar o material para fazer uma leitura das obras da desenhadora Anja Brunt. Assim surgiu essa espetacular atividade de arte com material reciclado para Educação Infantil.

O lixo reciclável se transforma nas pequenas mãozinhas. Permitir a criança vivenciar a arte com reciclagem é brindar-lhe a oportunidade de desenvolver a criatividade e a imaginação. Nesta publicação, vamos sugerir duas propostas de arte com material reciclado, no entanto, as possibilidades são infinitas. Na nossa web você encontrar uma série de outras formas de trabalhar a arte e reciclagem.

Caixa das invenções: uma ideia sustentável e criativa

Do caos à ordem

Anja Brunt, em vários de seus projetos, mostra como do caos se pode chegar à ordem. E como do lixo e das coisas mais inúteis podemos extrair uma verdadeira mina de arte. Do material reciclado amontoado pode vir a ordem que emana pura beleza.

anja brunt

Para esta proposta, colocamos todos os objetos da caixa amontoados no chão. A seguir, fizemos um quadrado com uso de uma fita colorida para demarcar o espaço da ordem. Laura pode, assim, estabelecer uma ordem estética para todos os elementos. Aquele monte de coisas, aparentemente, inúteis, compunham uma imagem visual única.

material reciclado para arte

arte com material reciclado

arte com reciclagem

atividade de arte reciclada anja brunt

Atividade de arte com material reciclado para Educação Infantil: criando rostos

Aprender a criar rostos a partir de coisas inúteis. Essa era a ideia desta atividade. Primeiramente, vimos e observamos imagens dos projetos artísticos de Brunt. Conversamos sobre as formas dos objetos e que elementos representavam.

Com os materiais reciclados em ordem, Laura pode observar as formas e selecionar elementos para compor rostos. Trabalho simples e incrível para transformar e dar novos significados ao material reciclado.

arte com lixo reciclável

arte com materiais reciclaveis

arte com reciclagem para educacao infantil

atividade de arte com material reciclavel

Quem é Anja Brunt?

Antes que você me escreva perguntando quem é Anja Brunt, deixo alguns detalhes de sua obra.

Anja Brunt é uma designer gráfica e artista holandesa que trabalha com arte e reciclagem. Os materiais que iriam para o lixo se transformam em rostos criativos. Tanto aproveita o lixo que, infelizmente, encontra nas ruas, como aqueles que produz em casa.

Como processo de criação, primeiramente, ela expõe todos os seus objetos e, posteriormente, analisa suas formas para ressignifica-los. É uma artista que vê arte no dia a dia.

Deixo um vídeo para que você possa ver o seu processo de criação.

Veja nossa compilação de projetos de Anja Brunt para inspirar crianças e adultos a criarem com material reciclado. Uma boa maneira de convidar-nos a cuidar do meio ambiente, não jogando lixo no chão ou nos rios, mas sim aproveitando-os para produzir arte e reciclando-os!

arte com reciclagem anja brunt

Esperamos que tenham gostado dessa maravilha de atividade com material reciclado. Bora reciclar. Menos lixo na rua e mais arte na vida!


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

1 Comentário

Deixe Uma Resposta