Seguimos com nossas sugestões para trabalhar a consciência fonêmica com as crianças. Nesta publicação, a dica é uma atividade de separação de sílabas para Educação Infantil. Vamos trabalhar o reconhecimento dos grupos silábicos que formam as diferentes palavras.

Depois de ter feito um exaustivo trabalho de consciência fonêmica das letras que compõem as palavras, podemos passar às sílabas. Tenha em conta permitir à criança o uso continuado da caixa de sons Montessori, faça brincadeiras de reconhecimento de sons iniciais ou finais das palavras, brinque com rimas… Tudo isso a prepara para aprender a ler com mais facilidade e sem qualquer tipo de pressão. Aprender a ler segue um curso natural que atende às suas necessidades no aqui e agora.

Material necessário

Este foi o material que utilizamos para essa atividade de separação de sílabas:

  • Figuras em miniatura de animais ou objetos
  • Fazer pequenas tiras com os grupos silábicos
  • Fazer tiras com nome dos animais ou objetos

Atividade de alfabetização com sílabas

Esta proposta pode ser dividida em duas fases. Primeiramente, trabalharemos com as figuras em miniatura e as tiras com grupos de sílabas. A criança deve selecionar a figura e encontrar as duas sílabas que formam a palavra.

Depois, ofereça o grupo de tiras com as palavras completas para que a criança as relacione. Dessa maneira, reforçamos a escrita do nome e as letras que representam os sons que o formam.

Para que a atividade de alfabetização com sílabas seja significativa e bem assimilada pela criança, sugerimos que comece trabalhando com 4 palavras/figuras e, pouco a pouco, ir ampliando o número de palavras.

Você terá se dado conta de que sugerimos um trabalho com palavras de 4 letras. Isso porque as sílabas são bem marcadas. Para entender a ideia de grupos, convide a criança a falar a palavra batendo palmas. A cada palma, uma sílaba.

As palavras que usamos nesta atividade de separação de sílabas fazem parte da série azul Montessori.


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

Deixe Uma Resposta