Eis nossa primeira proposta de atividade de somar para Educação Infantil. E, como não podia deixar de ser, trabalhamos com materiais concretos, sensoriais e manipulativos. A partir da brincadeira, a criança aprende a somar, sem que, necessariamente, tenhamos que ensinar o conceito de soma. É uma atividade de soma enriquecedora e muito simples e prática. Vamos aprender como fazer?

atividade de somar para educacao infantil 01

Material necessário

  • Papelão, caneta preta, régua e tesoura
  • Dominó
  • Números de madeira
  • Disco de madeira
  • Conchas do mar
  • Bandeja de madeira
  • Pote de madeira

Atividade de somar para Educação Infantil

Cada vez mais tendemos usar materiais naturais em nossas atividades: elementos recolhidos na natureza, papelão para reciclar e objetos de madeira. Suas texturas favorecem uma experiência sensorial durante o aprendizado. No final da publicação, deixo indicações de compra de alguns deles.

Para trabalhar a soma, pareceu-nos interessante usar o que já tínhamos em casa. O dominó de números é um jogo incrível para se ter em casa. Além de seu jogo principal, podemos usa-lo em distintas propostas. E esta é uma delas.

Em um pedaço de papelão, desenhei uma tabela de duas linhas e sete colunas. O objetivo era contar os números cuja soma não ultrapassasse o número 4 como resultado.

atividade de somar para educacao infantil 02

Na primeira coluna, a criança coloca o dado a ser utilizado. Conta o número de um dos lados e coloca, na primeira coluna da primeira fila a sua quantidade. Nas colunas a seguir, na mesma fila, conta os objetos. Nesse caso, as conchas. O mesmo se da com a fila que está abaixo. Por fim, a criança deve contar quantas conchas há no tabuleiro. Sobre o disco de madeira, deve acrescentar o número que indica a soma.

Nesta atividade de somar para Educação Infantil, usamos vários materiais. No entanto, a clareza da proposta, permite à criança identificar, com adequação, o conceito de soma. Em outras palavras, no lugar de colocar duas laranjas de um lado e uma de outro e dizer: “duas laranjas + uma laranja é igual a quanto?“, levamos à criança a solucionar um problema a partir de uma experiência manipulativa. Após identificar os números dos dados, ela conta a quantidade de conchas para solucionar o problema. Ao manusear o material com as mãos, ela compreende o conceito de quantidade e, ao contar o total de conchas, ela aprende o conceito de soma.

Materiais para atividade de somar

Tirando o papelão e as conchas, todo o demais são materiais que temos em casa e usamos em diferentes propostas de atividades nos distintos campos do conhecimento. Abaixo deixo algumas sugestões de compra:

[amazon box=”B07TK4PJY8, B07CYQ9LJX, B07D6P8RYM, B082QX9LCW, B07BMC1Z4C”]

E, ainda deixo algumas dicas:

  • As conchas podem ser substituídas por quaisquer outros objetos que tenha em casa.
  • Os números de madeira podem ser substituídos por números impressos. Caso opte por fazê-lo assim, vale a pena plastificar o material ou usar o papel contact para que possa ser reaproveitado em muitas outras propostas.

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

Deixe Uma Resposta