Compartilhamos com vocês ideias de atividades para pais e filhos fazerem juntos. Quase sempre queremos que a criança brinque sozinha, já que isso nos permite aproveitar o tempo para realizar outras tarefas pendentes na casa ou dedicar-nos a nós mesmos. No entanto, não devemos nos esquecer de que o brincar com nossos filhos é super importante. Isso porque é através do brincar que podemos estreitar nossos vínculos e estabelecer laços afetivos sólidos.

Quando nos sentamos para brincar com nossos filhos estamos aprendendo mais sobre eles, sobre o que pensam e o que sentem. Isso nos permite ser pais mais empáticos e capazes de compreender melhor o que e como vivem. Logo, podemos desenvolver estratégias que nos permitam entrar mais em seu mundo e nos conectarmos de uma maneira mais íntima e profunda. É, sem dúvidas, uma forma real de estabelecer uma relação de confiança e segurança entre pais e filhos.

Atividades para pais e filhos fazerem juntos

Veja nossas dicas de atividades para aproximar pais e filhos

1. Ler um conto

Ler é sempre uma atividade que promove o vínculo entre pais e filhos. Pode ser feita a qualquer hora. Sente-se ou deite-se junto com seu filho. Divirtam-se lendo os contos e aprendendo novas coisas juntos.

2. Fazer uma sessão de fotos

Uma sessão de fotos da família em algum estúdio fotográfico ou mesmo em algum lugar bem bonito. Ou, mesmo, fazer selfies ou tirar fotos com o celular. Tudo vale para registrar momentos de afetividade que possam ficar registrados na memória das crianças.

3. Ver um filme comendo pipoca

Essa é uma das atividades mais legais para fazer em casa pais e filhos. Primeiro preparar a pipoca. Todos sentados para assistir um bonito e divertido filme.

4. Fazer bolo ou biscoitos

Permitir à criança fazer tarefas domésticas significa integra-la na família. Ela se sente pertencente ao lar e se da conta de que sua presença e opiniões contam para seus pais. Uma das dicas é fazer um bolo ou biscoito. Também pode ser qualquer outro tipo de comida ou, mesmo, outras tarefas do lar.

5. Brincar de bingo ou algum jogo de mesa

Os jogos de mesa são ideais para passar um bom momento em família. Todos podem se divertir juntos, brincando. Permita à criança escolher o jogo com o qual deseja brincar. Aproveitem os momentos juntos.

Atividades para pais e filhos 02

6. Fazer um piquenique

Ir de passeio por aí e fazer um pique-nique. Esse é um dos nossos programas preferidos em família. O único que se disfruta é de comer uma boa merenda e, sobretudo, de estar em companhia das pessoas que amamos.

7. Brincar de esconde-esconde

Esconde-esconde é uma das brincadeiras mais divertidas entre pais e filhos. Mas também vale qualquer uma outra que seja do gosto de todos. Pode ser dar um passeio de bicicleta, jogar bola, correr…

8. Dançar uma canção

Divertidíssimo! Você já provou colocar uma boa música e dançar junto com as crianças? Você pode usar um pouco de criatividade, transformando a sala em uma discoteca ou em um baile à fantasia.

9. Fazer guerra de travesseiro

Aqui o único cuidado é não exagerar na força. De resto, é pura diversão. Travesseiros ou almofadas fofinhas. E que não faltem as cosquinhas e muitas risadas.

10. Escrever um postal ou uma carta a alguém

Se a criança já sabe escrever, juntos vocês podem escrever um postal ou uma cartinha para o amigo ou o parente que mora em outra cidade. Além de uma atividade de oralidade e de escrita, permite pais e filhos compartilharem memórias de bonitos momentos vividos juntos.

11. Desenhar

Adoramos desenhar juntos. Sempre que lemos um livro ou vemos um filme, gostamos de desenhar. É uma forma de plasmar no papel alguma cena, personagem ou objeto que vimos e gostamos.

11. Fazer um passeio

Passear em família é uma atividade que sempre está na agenda da semana. E é importante que a família destine uma vivência sem acompanhantes. Ou seja, nada de levar sempre os avós, casal de amigos com filhos… De vez em quando está bem. Mas é preciso aproveitar, em família, momentos que fogem da rotina, que lhes permita uma maior conexão.

12. Disfarçar-se

Fantasiar-se e criar histórias. Quantas aventuras pais e filhos podem viver juntos apenas através da imaginação. É algo fantástico. Tenha em casa fantasias. E, se não as tem, criem juntos com material reciclado.

13. Ir ao teatro ou ao cinema

Ir juntos a eventos sociais é uma boa oportunidade para que pais e filhos se conheçam melhor. Depois de ver uma peça de teatro, sempre está bem comentar o que gostaram, o que não, percepções sobre o cenário, figurino, atores. Essa é uma maneira de entender melhor o gosto de nossos pequenos e ajuda-los a se tornarem cidadãos mais críticos.

15. Fazer manualidades

As manualidades devem sempre estar presentes em casa. É bom que as crianças façam coisas sozinhos, mas quando podemos estar juntos e ajudar na confecção de alguma manualidade é algo incrível. Elas aprendem um monte com nossa experiência e nós nos tornamos conscientes dos pequenos grandes passos que são capazes de dar em cada etapa.

1 Comentário

  1. É importante que os pais dediquem um tempo regularmente para compartilhar momentos de brincadeira com os filhos. Essa interação afetiva e significativa cria laços sólidos que beneficiarão o bem-estar emocional e o desenvolvimento saudável das crianças ao longo de suas vidas. O brincar é uma linguagem universal que fortalece a conexão emocional entre pais e filhos e, ao mesmo tempo, permite que as crianças cresçam e se desenvolvam com amor e confiança.
    Melhores do bebê, dicas valiosa para toda família.
    https://melhoresdobebe.com.br/

Deixe Uma Resposta