Que divertida e simples é a brincadeira de esconder objetos na mão. As crianças adoram e tendem a se entreter por um bom tempo, tentando adivinhar em que mão está o objeto escondido.

É comum brincar com os bebês de esconder objetos ou a cara com um pano. Isso ajuda a que entenda que as coisas aparecem e voltam a aparecer. É uma brincadeira muito relevante para que aprenda a controlar a ansiedade pela separação.

Até um ano de idade, brincamos de nos esconder detrás de uma pessoa e aparecer. Quase sempre soltamos um “buuuh”, arrancando gargalhadas do bebê. Também podemos esconder um bichinho de pelúcia e fazê-lo aparecer.

Quando chega aos dois anos, a criança já não se diverte tanto escondendo a cara e o jogo de esconder objetos deve ser um pouco mais interessante. E, muitas vezes, surge no acaso.

Brincadeira de esconder objetos

Como veem, as fotos desta publicação não são de hoje. Laura era bem pequenina. Um dia pegou uma buchinha e colocou na mão e as fechou. Eu toquei uma delas e disse: “estaaaá aquiii”. Ela abriu a mãozinha e mostrou que nada tinha e riu muito.

Então, repeti a brincadeira, escondendo a buchinha em uma de minhas mãos. A pequena quis repetir e, assim, começamos a trabalhar conceitos: direita – esquerda, aberto – fechado”.

Muitas vezes, as crianças aprendem em momentos simples assim. Uma brincadeira de esconder objetos pode divertir muito, ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento da linguagem da criança.

Então, em síntese, estando em casa ou em um restaurante, coloque-se diante da criança. Escolha um pequeno objeto (buchinha, pedra, anel, tampinha…) e brinque de esconder o objeto.

Dependendo da idade, você pode aumentar o nível de dificuldade da brincadeira. Por exemplo, a partir dos 4 anos, faça uma tabelinha de quantas vezes cada um acerta. Quem é o ganhador? Ou seja, cada um esconderá o objeto por 5 vezes, de forma alternada. Se o adversário acerta em que mão estava escondido o objeto, ganha um ponto. Ao final, a criança soma a quantidade de pontos de cada jogador. Dessa forma, trabalhamos conceitos matemáticos, como mais e menos ou soma e subtração.


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

Deixe Uma Resposta