Começamos a semana com uma proposta de atividade simplesmente maravilhosa. Trata-se da caixa de tesouros da natureza. Uma caixa de ovos se transforma em um baú de tesouros naturais encontrados durante um passeio em plena natureza.

Quantas vezes por semana você dedica para se conectar com a natureza? Tal como está o mundo hoje, imagino que sua resposta pode ser nenhuma ou alguma vez. Se essa é a sua resposta, convido-lhe a refletir sobre tudo o que está perdendo quando se fecha nesse mundo rodeado de concreto.

A natureza é o melhor pátio de brincar da criança. Não precisamos de qualquer material ou preparação de atividade. Tudo está ali, ao alcance da criança.

Caixa de tesouros da natureza atividade

Viver a natureza com calma

Muitas vezes que vamos passear, Laura leva uma caixa de ovos para guardar os tesouros que encontra pelo caminho. Esse é um momento de conexão total entre ela e a natureza. Enquanto me sento ou me deixo para respirar e relaxar, ela sai em busca de pequenos tesouros que o entorno oferece.

É uma oportunidade de viver a natureza com calma. A pressa não faz parte desse momento. A criança observa, explora, toca, pega… Podem imaginar tudo o que a criança pode aprender quando, olhando ao redor, vê uma pequena pedra brilhante. Ativam-se uma série de atributos que distinguem a pedra das demais: cor, tamanho, forma… Trabalha o movimento de pinça, ao pegar com os dedos a pedra. Amplia o vocabulário.

Atividade caixa de ovos tesouros da natureza

Além disso, é possível notar como o maior contato com a natureza torna a criança mais observadora. Também a torna capaz de respeitar o entorno. Aliás, essa capacidade de respeito ao meio ambiente só é possível quando a criança se sente integrada a ele. É preciso estar. Não podemos falar sobre preservação do meio ambiente se a única experiência da criança se da, maioritariamente, entre paredes de concretos ou em parquinhos fechados.

Estar ao ar livre, não significa liberdade de movimento ou estímulo à observação. É preciso levar a criança para estar ao ar livre em contacto profundo com a natureza.

Caixa de tesouros da natureza

Tenho fotos de muitas das caixas de tesouros da natureza que Laura trouxe para casa. Mostro-lhes uma delas. Com o tempo, noto como há uma organização estética dos elementos.

Caixa dos tesouros da natureza atividade

Alguma outra caixa de tesouros da natureza já publiquei por aqui no interior de um post sobre atividades para aproveitar a primavera. E é possível ver como já melhorou o gosto estético na hora de organizar os elementos da natureza na caixa.

Atividade sensorial sobre a primavera

Essa caixa dos tesouros foi há um ano. Melhorou muito, não é mesmo?!

E para que fazer uma caixa de tesouros da natureza?

Para conhecer melhor os elementos naturais presentes em nosso entorno. Ao leva-los para casa, podemos aproveita-los para trabalhar relação entre números e quantidades, a escrita de seus nomes ou as formas grafomotoras de cada um deles. Veja uma sugestão no link abaixo:

O desenho da natureza para desenvolver coordenação motora fina

Espero que tenham gostado das nossas dicas. Compartilhe com seus amigos!


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

Deixe Uma Resposta