Em outro artigo, mencionávamos alguns hábitos tóxicos nas relações familiares. Um deles é o caos. A ordem influi muito em nosso estado de ânimo. Portanto, a casa desorganizada pode afetar nosso cérebro, gerando-nos estresse, ansiedade e gerar diferentes sensações capazes de minar nossa energia e produtividade.

Se, no lar, há crianças, a desordem está justificada. Sério? Você já terá ouvido pais dizendo: “desculpe a bagunça, mas com crianças em casa…”. Muitos pais não limitam espaços para que seus filhos brinquem, dando-lhes liberdade para que estejam por todos os lugares da casa. isso está bem. Não significa permissividade, significa deixar que brinquem livremente.

No entanto, a partir dos 18 meses, devemos trabalhar com eles a responsabilidade por brincar e, posteriormente, guardar os brinquedos em seu lugar. Todos os membros da família (adultos e crianças) devem ser conscientes de que as casas são lares onde vivemos, desfrutamos, brincamos, mas também temos que nos sentir cômodos.

Manter o lar como um espaço agradável e tranquilo é responsabilidade de todos. Portanto, ao ensinar às crianças como cuidar de seus brinquedos, ensinamos a respeitar e valorizar o trabalho dos demais.

Casa desorganizada não é igual a crianças felizes

Para conseguir que as crianças sejam colaboradoras e recolham seus brinquedos, é preciso estabelecer rotinas, realizando tarefas no lar que sejam adequadas à sua idade (veja tabela Montessori). Além disso, é ideal que seus brinquedos estejam guardados adequadamente, separados por temas para que saiba onde guardar cada coisa quando termina de brincar. Para a criança é fundamental saber onde está cada coisa, para que possam colaborar na organização do lar.

Não há dúvida. Um lar desorganizado pode acabar causando estresse e ansiedade nas crianças. Bom, também em nós adultos. Casa desordenada não é igual a crianças felizes. Uma coisa é que ela tenha liberdade para usar os diferentes espaços da casa para brincar. Mas isso implica, terminar a brincadeira e reorganizar tudo. Outra coisa é viver em um espaço desordenado, entre objetos jogados por todos os lados, sem nenhuma ordem.

Se queremos que nossos filhos sejam organizados e capazes de estar concentrados em suas atividades, é necessário que lhe ofereçamos um ambiente organizado. Ao final do dia, ou quando seja conveniente, as crianças e os adultos devem organizar tudo para que, no dia seguinte, tudo esteja em seu devido lugar.

Ânimo, papais! Manter a casa em ordem, tendo filhos, é um dos grandes desafios da maternidade/ paternidade. O melhor é buscar o equilíbrio e a harmonia no lar. Evitar que o caos gere outros hábitos tóxicos que acabem ocasionando mais problemas de relacionamento entre os membros da família.

Ordem em casa

Ordem em casa é uma seção do nosso blog para ajudar-nos a organizar melhor nosso lar para facilitar o desenvolvimento da criança e a harmonia entre os membros da familia. Aprenderemos como organizar um guarda-roupa, uma playroom, como guardar brinquedos ou como dobrar as distintas peças de roupa de nossos filhos. Também abordaremos os distintos ambientes preparados, segundo Montessori.

Deixe Uma Resposta