Batata quente é uma brincadeira divertida para fazer em família ou entre crianças em qualquer lugar. Fica, então, a dica para brincar em locais fechados. Por exemplo, ideal para dias de chuva ou quando não se pode sair de casa por algum motivo pessoal ou familiar.

Qual é o objetivo da brincadeira batata quente?

O objetivo principal da brincadeira batata quente é não ser queimado com a batata ou a bola. Para isso, a criança precisa se concentrar bem para coordenar os seus movimentos. Deve ser rápido no passar a bola para o participante ao lado antes de que a música pare.

Como brincar de batata quente?

Esse jogo é muito simples. Os participantes se sentam no chão formando um círculo. O jogador mais velho ou o adulto participante poderá controlar a música parando de vez em quando.

Enquanto a canção estiver tocando, todos vão passando a batata de mão em mão no ritmo da música. Ou seja, se a música for lenta, passe a batata devagar. Se for mais agitada, passe a bata mais rápido.

Assim que a música parar, aquele que estiver com a batata na mão, sairá da brincadeira. Se alguém tentar passar a batata depois que a música tiver parado, também é eliminado.

O jogo termina quando ficar apenas um jogador.

Caso não tenha um aparelho para colocar músicas, convide os participantes a cantar a canção. Sempre tenha em conta que um deve controlar o momento de parar a música. Outra opção é escolher uma cantiga e canta-la até que termine. Com quem fique a batata, deve sair da brincadeira.

Como é a música da brincadeira batata quente?

Podemos utilizar várias canções da nossa preferência para a brincadeira. No entanto, aquela que acompanha o jogo é esta:

Batata quente quente quente quente quente, vai passando pois não há ninguém que aguente. Queimou!

Quando o moderador fala “queimou”, aquele participante que tiver a batata na mão, sai do jogo.

Por que brincar de batata quente na Educação Infantil?

Essa brincadeira infantil deve ser levada para a sala de aula da Educação Infantil já que favorece o desenvolvimento da coordenação motora e a agilidade. Além disso, estimula a atenção e o uso da expressão corporal.

Veja também:

3 Comentários

Deixe Uma Resposta