A partir dos 3 anos a criança passa a ter um interesse por brincar de lojinha. Tenha em conta de que, desde que nasce, acompanha-nos nas tarefas diárias e uma delas são as compras nos supermercados, padarias, lojas de roupas ou de brinquedos. Enfim, pouco a pouco ela vai absorvendo a dinâmica das ações de comprar e vender. Essa passa a ser uma brincadeira de matemática e de linguagem muito divertida. Então, como brincar de lojinha em casa?

Outro dia Laura me pediu para brincar de lojinha. E daí surgiu toda uma proposta de linguagem e matemática bem completa que relato aqui para vocês!

Como brincar de lojinha?

Para essa brincadeira, a criança precisa de poucas coisas realmente. Mas, antes de tudo, o primeiro é tomar decisões:

  • De que será a lojinha? O que vai vender? – Brinquedos, pulseiras, roupas…
  • Onde a loja vai funcionar? – Local da casa
  • Como vamos decorar a loja? – Material necessário para expor os produtos
  • Quem será o vendedor? Quem será o comprador? – Depende da quantidade de pessoas que participarem.
  • Que objeto será a moeda de troca? – Moedas reais, dinheiro de brincadeira, moedas de madeira, folhas de árvores…

Enfim, essa é uma brincadeira bastante divertida, mas que, antes, demanda uma série de soluções por parte dos participantes. Uma vez tudo esteja definido, colocamos mãos-à-obra.

Qual a importância de definir tudo antes? Isso facilita que a brincadeira esteja pronta no menor tempo possível. Isso permite o maior tempo de diversão. Há muitas crianças que se perdem no preparo. Gastam tanto tempo para organizar tudo que, uma vez pronto, acaba desistindo da brincadeira.

O que vender na lojinha?

Laura optou por vender pulseiras, anéis e colares. Separei a caixa de miçangas e limpadores de cachimbo. Esse era o material necessário para que ela mesma fizesse os produtos a serem vendidos.

como brincar de lojinha 01

Ela ficou encantada fazendo as pulseiras, selecionando cores e modelos. Também, com um botão fez um relógio. Nessa etapa da brincadeira, trabalhou a coordenação motora fina e a coordenação olho-mão.

Às pulseiras, anéis e relógios que fez, acrescentamos os que já tinha, como laços de cabelo e alguma outra pulseirinha.

Como decorar a lojinha?

Onde vamos montar a lojinha e o que usaremos para montar? Juntas optamos por montar na sala, em um cantinho. Para expor os produtos, usaria a sua escadinha de dois degraus. Para decorar, uma tela amarela e um cartaz com seu nome. Sobre o degrau mais alto as pulseiras, anéis e relógios. Sobre o degrau mais baixo, os laços para cabelo.

Só aqui a pequena trabalhou a escrita, ao escrever seu nome no cartas. Também a criatividade ao decorar com desenhos.

como brincar de lojinha 02

Também estabeleceu a ordem, definindo onde expor cada peça.

Quem será o vendedor? Quem será o comprador?

Essa é uma brincadeira para dois ou mais participantes. Como Laura é a única criança da casa, a brincadeira ficou para a família. Ela definiu que seria a vendedora e eu a compradora.

como brincar de lojinha 03

Ao se colocar no papel de vendedora, Laura aprende uma série de vocabulário útil para o trato educado com o outro. E isso é bem interessante já que lhe permitirá estabelecer relações mais amáveis com os amigos. Enfim, um trabalho de linguagem e tanto.

E, como boa vendedora, a pequena da casa não podia se esquecer de embrulhar a compra do cliente.

como brincar de lojinha 06

Qual será a moeda de troca?

Dei à Laura várias opções. Ela acabou optando por imprimir dinheiro de brincadeira. Deixo, abaixo, o link para que vocês possam imprimir o dinheiro de brincadeira.

Dinheiro para imprimir

Essa foi uma brincadeira bem divertida. Por um bom tempo estivemos brincando. Foi curioso ver como tem integrada a relação de comunicação que se estabelece entre o vendedor e o comprador.

Deixe Uma Resposta