Durante muitos anos os pais buscam conseguir que as crianças colaborem em casa, nas tarefas domésticas do lar. Especialmente isso se dava com as meninas. As mães as preparavam para ser perfeitas donas de casa: varrer, passar roupa, fazer comida, cuidar do irmão.

No entanto, com a modernização da sociedade e a mudança de pensamento cultural, as crianças deixaram de ser ensinadas. Tudo ficou mais prático. Já se esperava que as mulheres fossem trabalhar fora. A expectativa é que, no futuro, ela mesma decidisse se queria ser dona de casa ou não. Logo, os pais já não as forçavam ao trabalho doméstico.

Atualmente, o que vemos é um retorno à necessidade de educar meninos e meninos para colaborarem em casa. O preceito agora é que, torná-los partícipes das atividades do lar, permitirá que se tornem sujeitos autônomos, responsáveis e independentes.

Embora essa visão seja a mais atual, Maria Montessori já havia demonstrado a importância de ensinar nossos filhos a fazer tudo sozinhos. Logo, podemos atribuir-lhes, a partir dos dois anos, tarefas simples de casa para que aprendam a lidar com situações práticas da vida.

Quais os benefícios para as crianças que ajudam em casa?

Não há dúvidas de que são muitos os benefícios de as crianças ajudarem em casa. Dentre eles, destacamos:

  • Aumentam sua autoestima e segurança.
  • Aprendem a ser responsáveis.
  • Reafirmam suas habilidades motoras.
  • Sentem-se valorizados e um integrante valioso na família.
  • Desenvolvem habilidades para trabalhar em grupo.
  • Promove a organização e a ordem em suas demais atividades.
  • Começam a formar um conceito são de disciplina eindependência.

Como conseguir que as crianças ajudem em casa?

Alguns conselhos podem ajudar a conseguir que as crianças participem das tarefas do lar.

  1. Explique a seus filhos a importância de colaborar para melhorar a convivência diária entre todos.
  2. As tarefas devem ser claras, além de que tem que ser entendidas pelas crianças.
  3. Seja você o primeiro a dar o exemplo.
  4. Estabeleça determinadas tarefas que devem ser realizadas diariamente, segundo a idade do menino u da menina.
  5. As tarefas indicadas devem ser adequadas à sua idade e nível de desenvolvimento.
  6. Devemos conseguir que as tarefas se tornem um hábito na vida da criança.
  7. Não realizar a tarefa pode implicar alguma consequência.
  8. Quando a criança não realizar a tarefa, é importante que não a façamos por ele. Devemos buscar entender o motivo pelo qual resiste em cumprir a tarefa e a melhor moda de solucionar o problema.
  9. Reforce as palavras positivas cada vez que a criança realize sua tarefa de maneira adequada.
  10. O mais importante: ensine-o como fazer as tarefas. E lembre-se, ajudar não é fazer por eles.

Como começar?

Conselhos sempre são bem vindos. Mas, por onde começar?

  • Escolha uma tarefa segundo sua idade. (Veja a tabela de tarefas Montessori)
  • Mostre-lhe como realiza-la. As crianças aprendem por imitação.
  • Elogie o esforço, não o resultado.
  • No início, realize com ele várias vezes a atividade para que se sinta apoiado.
  • Quando faça a tarefa sozinho, acompanhe-o e supervise-o sempre.
  • Evite criticar os resultados. Recorde que são crianças, não precisam mostrar perfeição. Pouco a pouco aprenderão.

Em soma, ao aprender a realizar tarefas do lar, tanto a menina como o menino, aprendem a ser sujeitos pró-ativos e independentes no futuro.

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Ordem em casa

Ordem em casa é uma seção do nosso blog para ajudar-nos a organizar melhor nosso lar para facilitar o desenvolvimento da criança e a harmonia entre os membros da familia. Aprenderemos como organizar um guarda-roupa, uma playroom, como guardar brinquedos ou como dobrar as distintas peças de roupa de nossos filhos. Também abordaremos os distintos ambientes preparados, segundo Montessori.

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