Podemos ter em conta alguns conselhos muito úteis para facilitar o aprendizado de nossos filhos. Muitas vezes caímos no erro de pensar que favorecer o desenvolvimento de nossos filhos significa dar-lhes atividades, materiais e recursos para trabalhar em casa. Quando o fazemos, apenas trabalhando suas habilidades cognitivas. Devemos ter em conta que o seu desenvolvimento integral requer muito mais do que isso.

Veja como facilitar o aprendizado de nossos filhos:

1. Adequada nutrição

Uma dieta balanceada contribui para o desenvolvimento do cérebro. A ausência de nutrientes como ácido fólico, ferro, vitamina A, zinco, entre outros afetam o desenvolvimento cerebral e as capacidades cognitivas.

2. Atividade física

Contribui para que o cérebro das crianças se oxigene. Propicia a liberação de hormônios do crescimento e favorece a formação de novas redes neuronais.

3. Dormir bem

O sono permite recuperar o desgaste físico, além de reduzir o metabolismo muscular e a pressão arterial. Permite ao cérebro reparar circuitos neuronais e consolidar o aprendizado, melhorando a memória e as habilidades cognitivas.

4. Evitar estresse tóxico

Diante de situações de alarme e estresse contínuo, nosso cérebro envia mensagem para a liberação de cortisol no organismo, destruindo tecidos, proteínas musculares, etc… tornando-se altamente perigoso para nosso sistema imune e capacidade de memória.

5. Cuidar o entorno de aprendizagem

Gerar espaços de aprendizagem com bom mobiliário, ventilação adequada, boa iluminação e sem estímulos que distraem (TV, celulares, outros).

Desenvolvimento Infantil

Ler sobre o desenvolvimento infantil permitirá você compreender melhor seu filho e, dessa forma, ajuda-lo desde o respeito e o amor, sem gritos nem castigos. Visite nossa seção:


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

Deixe Uma Resposta