Dentro das propostas para trabalhar com as crianças o Dia da Consciência Negra, propomos um atividade bem especial: fazer uma máscara africana de papelão! Além de mostrar pros nossos filhos e/ou alunos como podem aproveitar o material descartável para dar forma a uma máscara, criamos um brinquedo bem divertido que pode se transformar em um super recurso para criar inúmeras histórias.
Material necessário
- Imprimir molde
- Papelão
- Pincel
- Tinta (diferentes cores)
- Cola quente
- Pistola para aplicar cola quente
Fazer uma máscara africana de papelão
Primeiramente, escolha um molde de máscara africana para imprimir. Caso deseje, você pode desenhar a sua própria máscara, o que é ainda mais legal e original. Ainda assim, sugiro que você visite estes dois posts para encontrar inspiração:
Laura é muito pequena (3a2m) para entender a diferença entre as raças, suas origens e, mesmo, compreender a importância de conhecer as distintas culturas. No entanto, fazer uma máscara africana é uma maneira lúdica de tornar o tema presente sem que tenhamos que aprofundar em conceitos. Afinal de contas, é uma atividade de artes muito maneira!
Deixei o material preparado. Escolhi um molde de máscara, recortei as partes e deixei preparado o ambiente para a pintura. Todo o demais fica a cargo dela. A pequena pintou cada parte de uma cor e deixou secar.
Por fim, com minha supervisão, aplicou a cola quente com a pistola para colar bem cada parte. Pronto! Ela tem se divertido muito com sua máscara africana de papelão.
Gostaram? Anime-se, faça a sua e mande pra gente ([email protected])!
E não para por aqui! Veja nossas incríveis propostas para celebrar o Dia da Consciência Negra. Clique na imagem abaixo e descubra: