Vamos acompanhar o ciclo da cenoura? Para isso, vamos convidar as crianças para uma experiência bem legal: plantar cenoura na água. Essa é uma atividade de ciências fácil e educativa. Permite acompanhar todo o ciclo da cenoura: da germinação até o momento do cultivo. 

Plantar cenoura na água

Poderíamos plantar a cenoura diretamente na terra. No entanto, optamos por plantar na água. Dessa forma, a criança acompanha o crescimento da planta desde sua germinação até o momento da colheita e preparo. 

Para plantar cenoura na água, basta com reservar a parte superior e coloca-la na água para germinar. Uma vez que esse processo ocorra, podemos plantar em um vaso. Assim de simples. 

Sem necessidade de sementes ou de qualquer espaço no quintal, podemos cultivar cenouras em casa ou no apartamento. Pouca coisa fará falta! E o melhor, que tudo ecológico!

O que preciso para plantar cenoura na água?

Prepare tudo antes de colocar a mão na massa. Ou melhor, na cenoura! Você vai precisar de:

  • 5 cenouras
  • 1 vaso de 30 cm de profundidade e 50 de longitude
  • terra enriquecida com substrato ecológico 
  • abono líquido

Passo a passo

Primeiramente, quando for utilizar cenouras para cozinhar, corte a parte de cima e separe os pedaços. Coloque-os em um recipiente com água. A ideia é que germinem. Isso ocorrerá no decorrer das duas ou três semanas seguintes. 

como cultivar cenoura

como cultivar cenoura

como-plantar-cenoura-na-agua

Uma vez tenha germinado, já podemos proceder a transplantar as mudas para um vaso com terra. Esse recipiente deve ter um espaço adequado e contar com drenagem adequado.

plantio de cenoura em casa

transplantar cenoura para vaso

As cenouras gostam de sol. Logo, não há nenhum problema em deixar a planta tomando sol o dia inteiro.

Em quanto a regar, basta com uma ou duas vezes por semana. Recorde incluir na água umas gotas de abono líquido. Isso ajudará a que cresçam fortes e sãs. 

A colheita

Ainda não chegamos neste ponto. Já editaremos esta publicação assim que tivermos nossas primeiras cenouras. Estamos no processo A colheita deve ocorrer dentro de uns dois meses.

Como saberemos que é a hora da colheita? Devemos esperar a que alcance a longitude entre 5 e 8 cm.

E, enquanto não voltamos aqui para contar a evolução das nossas cenouras, recomendo que você também faça a experiência de plantar cebola na água. Além de visualmente bonito, a cebolinha é uma delícia.

Como plantar cebola na água, cultivar e consumir em casa

Espero que tenha gostado! 


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

Deixe Uma Resposta