Os cartões de três partes Montessori é um dos materiais mais importantes da área de linguagem. É muito útil para ampliar o vocabulário com as crianças a partir dos 3 anos e, ao menos, até os 7 anos. Como o próprio nome indica, esse material Montessori está composto de três partes. Um cartão contem a imagem e o nome do objeto, animal ou elemento. O segundo cartão contem a imagem e o terceiro, apenas contem o nome.

Algo particular deste material é o uso de imagens da vida real. Em outras palavras, em lugar de desenhos ou caricaturas, usamos fotos ou imagens reais para que as crianças possam identificar o animal, o objeto ou o elemento em seu entorno.

Introduzindo o novo vocabulário com os cartões de três partes Montessori

O primeiro objetivo de uso dos cartões é a introdução de novo vocabulário, bem como o reforço do mesmo. Nesse sentido, ao apresentar o material, pela primeira vez à criança, o que se espera é que possam assinalar a imagem correta quando lhe perguntemos.

Começamos com o cartão nr 1, que contem uma imagem e o nome do objeto, animal ou elemento. Colocamos o material de três em três, repetimos o nome do que vemos em voz alta, mostrando o cartão:

Esta é uma girafa, este é um urso, esta é uma zebra.

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Depois lhe pergunte: “Pode me mostrar a girafa?“. A criança deve sinalizar, com o dedo, a imagem correta. Caso ela aponte uma imagem incorreta, você deve lhe dizer: “Esta é a girafa. Pode encontrar a girafa?“. À medida que reconhece o que vê, você vai introduzindo novos cartões. Não há pressa. Respeite o ritmo da criança.

Pareamento de imagens

Aqui introduzimos o segundo grupo de cartões, os que contem apenas a imagem do animal, objeto ou elemento. A criança deve fazer o pareamento das imagens. Essa é uma excelente oportunidade para repassar o vocabulário, implementar a discriminação visual e trabalhar a atenção.

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Coloque sobre a mesa todos os cartões com imagem e nome. Segure em sua mão os cartões que contenham apenas a imagem e mostre uma a uma à criança. Quando lhe mostre o cartão, diga: “Este é um urso. Pode encontrar o urso?” Entregue-lhe o cartão e deixe que o coloque debaixo ou ao lado de seu par.

Pareamento de imagem e objetos

Caso você tenha, em casa, miniaturas de animais, objetos ou elementos, use-os para que a criança faça o pareamento entre imagem e objetos. É muito importante que a miniatura tente reproduzir a imagem real possa fazer o pareamento com eficiência.

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Pareamento nome e objeto

Nessa proposta, a criança não precisa saber ler para realiza-la, mas é bom que esteja passando por um momento sensível para as letras. O objetivo, em si, não é que leia a palavra, mas sim que trabalhe a discriminação visual, emparelhando as palavras.

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Pergunte à criança: “Você pode encontrar o cartão que tem essa mesma palavra?”. Deixe-a buscar o cartão correspondente. Você também pode incluir as miniaturas, para que a atividade seja mais divertida.

Trabalhando a fonética

Os cartões de três partes continuam dando muito jogo durante o processo de leitura e escritura. Uma ideia bem legal é trabalhar a fonética. Nesse caso, em uma primeira atividade, enfocamos o som inicial de cada palavra, para que as crianças possam associar melhor o som com a grafia da letra.

Tenha em conta que a criança não precisa saber o nome das letras, nem ter memorizado a ordem alfabética. O que se trabalha aqui é apenas a correspondência entre o som e a grafia.

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Dessa forma, comece com três cartões. Utilize o primeiro grupo, ou seja, os cartões que contem imagem e nome. Diga à criança: “Esta é uma GGGGGirafa. Este é um UUUUUrso. Esta é uma ZZZZZebra. Você poderia me mostrar o animal que começa com UUUUU?” A criança deveria mostrar o cartão correto.

Aqui você pode usar algum jogo que tenha de letras. Peça que a criança faça o pareamento da letra inicial da palavra o cartão e da peça do jogo. Essa é uma forma muito interessante da criança associar grafia e som sem ter que memorizar o alfabeto.

Relação letra e som

Uma vez trabalhada a relação entre letra e som, como na proposta anterior, podemos complicar um pouco usando os segundo e terceiro grupos de cartões. Coloque três cartões com imagens sobre a mesa. E deixe ao lado os cartões com os três nomes correspondentes às imagens.

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A criança deverá reconhecer a letra inicial, fazer o som e realizar o pareamento com o animal cujo nome comece com essa letra inicial. Para essa atividade, incentive que a criança repita o nome de cada animal em voz alta. Depois que, observando os cartões com os nomes, busque estabelecer a associação correta.

Escrevendo as palavras

Aqui praticamos a escritura. O ideal fazê-la quando a criança já esteja preparada. E quando o estará? Quando já seja capaz de associar, corretamente, um som a uma letra. Ainda assim, com uma criança que não saiba ler, podemos realizar a atividade para desenvolver a discriminação visual.

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Coloque os segundo e terceiro grupos de cartões sobre a mesa. Após fazer o pareamento entre imagem e nome, a criança deve escrever o nome da palavra usando um alfabeto móvel.

Escrever sem ajuda

Uma possibilidade é apresentar à criança apenas o cartão com a imagem e deixar que forme a palavra usando o alfabeto móvel.

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Outra atividade, já quando as crianças tenham 6 ou 7 anos e estejam escrevendo, utilizar os mesmos cartões com as imagens e deixa-lo escrever, praticando a escrita.

Cartões de três partes Montessori para imprimir

Em casa trabalhamos muito com os cartões de três partes Montessori. Notamos como Laura se interessa pelas letras e consideramos esse material um dos mais interessantes não apenas para trabalhar o vocabulário, como também para desenvolver a discriminação visual.

Vou postando, pouco a pouco, nossos cartões de três partes Montessori para que você possa imprimir e fazer com seus filhos também. Alguns já estão por aqui:

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

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