Varrer o chão é uma atividade importante que deveria ser fomentada em casa com nossos filhos desde bem pequenos. Essa é uma das atividades de vida prática propostas por Montessori, como uma parte fundamental do cuidado com o ambiente. Se a criança, desde bem pequena, tem o hábito de varrer o chão, recolher o lixo com a pá, limpar a mesa, fazer arranjos florais, descascar frutas, limpar cristais… ela se sente mais motivada, responsável pelo seu entorno e com a autoestima reforçada. Para isso é importante que aprenda como varrer o chão corretamente.

A partir de que idade a criança pode varrer o chão?

Primeiramente, antes de varrer as crianças necessitam controlar movimentos mais simples, tais como transportar uma bandeja ou levar um copo até a mesa. Em outras palavras, sempre devemos ir da atividade mais simples à mais fácil. Recomendamos que veja o post com a descrição das atividades de vida prática segundo a idade.

O que devemos ter em conta é oferecer à criança uma atividade que cumpra um objetivo, que o motive a seguir se esforçando. Dessa forma, evitamos a frustração. Tenha em conta de que é a partir dos 2 anos que a criança vive uma explosão do jogo simbólico. Antes, pode até imitar nossas ações, mas ainda não as reproduz como um jogo em si. Lembre-se que cada criança tem um ritmo. Pode ser que umas realizem a ação de varrer o chão com dois anos e outras só a partir dos três anos e meio.

como varrer o chao segundo montessori atividade de vida pratica 05

Como varrer o chão? Material necessário

Antes de mais nada, o ideal é apresentar primeiro a atividade de varrer com uso de uma vassoura de cabo curto. Essa é uma forma de que pratique a habilidade de varrer e catar o que caiu. As bandejas de vida prática podem ajudar na tarefa. Deixamos o post abaixo para que você entenda como funcionam as atividades com uso das bandejas.

O mais importante para oferecer esta atividade é comprar o material necessário que, de fato, funcione. Ou seja, que limpe a sujeira. Há muitos produtos no mercado que são só figurativos. Isso, obviamente, dificulta muito o processo de aprendizagem da criança.

Você deve comprar para a criança ferramentas reais adaptadas a seu tamanho. Dessa forma será fácil para que manuseie corretamente e cumpra o objetivo da atividade.

Como apresentar a atividade de varrer o chão com uma vassoura de cabo largo

Em nossa casa, compramos para Laura um kit de limpeza quando fez um ano. E não foi até bem pouco tempo que começou a usá-lo para limpar o que joga pelo caminho depois de alguma atividade, especialmente as que usamos grãos. Antes, utilizava uma vez ou outra, mas ainda não conseguia alcançar o real uso do produto.

Ainda assim, falta muito para que Laura tenha um bom domínio da vassoura e consiga recolher toda a sujeira. Isso ocorrerá quando tenha uma grande coordenação olho-mão. Ter o kit de limpeza à vista ajuda para que a criança tenha curiosidade por descobrir seu uso. Pouco a pouco, torna-se uma prática e, por fim, um hábito.

como varrer o chao segundo montessori atividade de vida pratica 08

Para apresentar a atividade é preciso marcar muito bem os movimentos que a ação de varrer requer. Você pode mostrar à criança, fazendo pequenas pausas entre eles, para que a criança possa observar e aprender.

Você pode marcar bem os movimentos na hora de ensinar como varrer o chão:

  • Pegar a vassoura e a pá.
  • A posição que ocupam em relação a nosso corpo.
  • O movimento da vassoura para arrastar a sujeira.
  • Marcando um quadrado, repetir a ação de varrer até que toda a sujeira esteja no quadrado.
  • Posicionar a pá próxima à sujeira.
  • Usar um movimento enérgico para empurrar toda a sujeira para dentro.
  • Jogar o lixo recolhido fora.
  • Recolher todo o material e guardá-lo em seu lugar.

como varrer o chao segundo montessori atividade de vida pratica 09

Varrer o chão não é uma simples brincadeira de criança

Mesmo que algumas crianças possam demonstrar certa dificuldade para o desenvolvimento da tarefa, todas podem consegui-lo. Elas são grandes observadoras e veem como o fazemos. Muito importante é tomar tudo com naturalidade, guiá-las para o desenvolvimento correto da tarefa. Lembre-se de que, torná-la um hábito, é garantir que nossos filhos se tornem responsáveis por seu entorno.

Nesse sentido, varrer o chão não é uma simples brincadeira de criança. É uma preparação para a vida.

Recomendamos que leia o post sobre recolher brinquedos, um hábito que deve ser cultivado nas crianças:

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

Deixe Uma Resposta