Havia compartilhado com vocês um jogo da memória de animais para imprimir que fizemos em casa. Agora quero contar como reaproveitei as fichas do jogo, para fazer uma atividade de consciência fonológica com os sons iniciais dos nomes dos animais.

Você vai precisar de:

  • Imprimir documento com imagens de animais
  • Alfabeto móvel montessori
  • Lápis de cor
  • Tesoura
  • Cola
  • Papelão
  • Tapete de trabalho

Como preparar a atividade

Imprima o documento com as imagens de animais. Você pode optar por deixar a criança colorir os desenhos primeiro. Recorte os círculos e cole sobre um papelão, recorte para que tenha as fichas preparadas. Como informei antes, nós já tínhamos feito todo este processo para criar um jogo da memória com essas imagens de animais fofos.

Se utilizar um papel de mais de 180gr, opte por plastificar ou encapar com papel contact.

Coloque as fichas com as imagens dos animais em um pequeno cesto e ofereça o alfabeto Montessori. Caso você não tenha o material Montessori, pode optar por usar o recurso impresso. Em nossa web você encontra o alfabeto móvel para imprimir. A atividade pode ser realizada sobre um tapete de trabalho ou uma mesa com espaço adequado.

Como brincar

A criança deve reconhecer os sons iniciais de cada um dos animais desenhados nas fichas. Por exemplo, elefante começa pelo som “e”, esquilo começa por “e”… Dessa forma, a criança trabalha a consciência fonológica.

Ficha com imagens de animais para preparar esta atividade:

Artigos relacionados a esta atividade:

Deixo algumas indicações de propostas de consciência fonológica que se relacionam ao trabalho com os sons iniciais dos nomes dos animais.


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

Deixe Uma Resposta