Por que sempre acabamos perdendo paciência com nossos filhos? Por que, às vezes, parece que estamos conversando com uma parede? Por mais que dizemos a mesma coisa mil vezes, nossas crianças parecem não nos fazer caso. Por vezes, dizemos que nos desafiam, são desobedientes, tem mau caráter… Será que, realmente, é assim?

Desconfio que perdemos a paciência porque não estamos preparados para vivenciar determinadas situações. Temos a ideia de que as crianças são mini robôs e devem estar prontos a fazer tudo e qualquer coisa que lhes ordenemos. Fique claro: não é assim. Nossos pequenos são mini pessoas em formação. Precisam de nossa paciência para poder entender a dinâmica das relações no mundo.

Deixo a vocês um decálogo da paciência para pais que encontrei na internet. Não há a fonte pois não tinha nenhuma referência.

Decálogo da paciência para pais

1. Seus filhos fazem coisas de crianças.

2. Precisam de sua atenção a qualquer hora e em qualquer lugar.

3. A pressa é dos adultos. Quanta mais pressa, menos paciência.

4. Respeita-los, sobretudo quando estiver com raiva ou frustrado.

5. Você precisa deles, enchem seu coração de amor.

6. Dê-lhes sempre seu amor incondicional.

7. Reduza as exigência. Peça-lhe o adequado para sua idade.

8. Desfaça-se dos sentimentos negativos. Se estiver de mau humor, perderá a paciência.

9. Dedique tempo a você mesmo. Isso renovará sua energia.

10. Tenha em conta todas essas recomendações e verá que sua paciência não desaparecerá.

* Imagem de @ari.nunnunano

Educação Emocional

Na seção Educação Emocional aprendemos como ajudar nossos filhos a reconhecer e identificar as emoções corretamente. A partir do desenvolvimento da inteligência emocional, a criança está preparada para vivenciar situações várias de uma maneira equilibrada. Além disso, há uma parte dedicada a sugerir atividades sobre as emoções para trabalhar com os pequenos em casa. Descubra mais:

Deixe Uma Resposta