Você conhece a dinâmica da teia de aranha? Esse é um jogo cooperativo para crianças de 6 anos ou mais. Inclusive, pode ser feita com adultos. É uma brincadeira para ser feita na rua, em casa ou na escola durante a volta às aulas.

Qual o objetivo do jogo cooperativo para crianças de 6 anos?

A dinâmica da teia de aranha é ideal para iniciar o reconhecimento das pessoas do grupo de maneira divertida. Ao mesmo tempo, permite mostrar às crianças a complexidade das interações sociais. Elas se tornam conscientes de que são um grupo e que convivem entre elas, estabelecendo relações de amizade e companheirismo.

Como se joga a teia de aranha?

O coordenador solicitará aos membros do grupo que formem uma roda de pé. Ao acaso, pedirá a uma das crianças que segure um novelo de lã, se apresente dizendo o nome e idade. Pode pedir mais informações também, tais como: o que mais gosta de brincar? O que mais gosta de fazer? Que gosta mais de estudar? 

Ao concluir, sem soltar a ponta do novelo, deve jogar (pelo ar ou pelo chão) em direção a outro integrante da roda. Quem recebe o novelo, deve apresentar-se e repetir a mesma ação: segurar uma parte da lã, sem nunca solta-la, e lançar o novelo para outro integrante. A dinâmica deve seguir até que todos os participantes tenham se apresentado.

Ao concluir a participação de todos, inclusive do coordenador da dinâmica, se verá uma representação de uma teia de aranha ou de uma rede em que todos estão conectados. Se alguma pessoa deseja se mover para outro lugar, apenas poderia fazê-lo se todos os demais cooperam mudando de lugar também.

Para desfazer a teia de aranha, cada participante deverá dar a conhecer ao grupo outra informação. Quem tenha ficado com o novelo (o último participante a se apresentar) começa a ronda. Deverá compartilhar outro dado e retornar o novelo ao antepenúltimo e assim por diante.

Essa dinâmica da teia de aranha é um jogo cooperativo, posto que as crianças se dão conta que suas relações se dão de forma cooperativa. Não podem fazer tudo sozinhas. Dependem dos demais para que haja uma harmonia e um equilíbrio entre as relações pessoais que se estabelecem.

Em que outros ambientes realizar a teia de aranha

Em casa, podemos fazer uma teia de aranha com a família. Se as pessoas da casa são poucas, podemos aproveitar ocasiões como reuniões familiares para fazer a dinâmica. Não necessariamente precisamos fazer uma apresentação. A dinâmica pode ser adaptada segundo as necessidades existentes. Por exemplo, na família, podemos dizer parentescos, coisas que gostamos, coisas que queremos, coisas que podemos fazer…

O objetivo sempre é o mesmo: mostrar a importância da cooperação nas interações sociais.

* Fotos: Maristas


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

Deixe Uma Resposta