Dobrar guardanapo é uma atividade de vida prática adequada para crianças entre dois anos e meio e cinco anos de idade. Desenvolve o controle muscular dos dedos que é um treino de precisão que ajudará muito no processo de escrita. Além disso, torna a criança partícipe do entorno e responsável pelo cuidado com o ambiente em que vive.

Você vai precisar de

Apresentação da atividade de dobrar guardanapo

Coloque o guardanapo estendido sobre a mesa. Junte os lados para fazer um retângulo. Dobre novamente para fazer um quadrado. Se desejar, una as esquinas diagonais para fazer um triângulo.

Alise cada uma das dobras com a mão para que fiquem bem feitas. Uma dica é nomear cada uma das formas que realizada durante enquanto estiver dobrando: “Isto é um retângulo”, “Isto é um quadrado”, “Isto é um triângulo”…

Este exercício é, aparentemente, simples mas trás para o mundo da criança pontos muito importantes: a cortesia, a independência e a autonomia. A criança aprende a ser cortês com os demais, cuidando a organização da mesa nos horários das refeições. Também desenvolve a independência e a autonomia, posto que, desde bem pequenas, aprendem a cuidar de si mesmos, da higiene durante o café-da-manhã, do almoço ou do jantar.

Gostou desta dica de atividade de vida prática? Clique no link abaixo para ver muitas outras que você pode oferecer à criança em casa.

50 Ideias de atividades de vida prática montessorianas


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

Deixe Uma Resposta