Há alguns hábitos tóxicos em família que, com o passar do tempo, podem passar a fazer parte das relações entre os membros de um lar. Eles causam muito mal-estar, deixando-nos vulneráveis, tanto a nível físico como a nível psicológico e emocional.

Na realidade, nosso lar deveria ser uma fonte de paz e bem-estar para todos os que nele habitam. Devemos buscar acabar com os hábitos tóxicos em nossas famílias, para que podamos viver melhor. A casa deve ser um lugar de refúgio, onde todos possam se apoiar e se ajudar.

Elimine estes 5 hábitos tóxicos em sua família

1. Os gritos

Os gritos não devem ser uma norma geral de comunicação no lar. No entanto, devido ao estresse cotidiano ou à impaciência, acabamos por fazer do grito uma ferramenta para obter o que queremos. É preciso entender que os gritos são o gérmen da violência.

Para solucionar o problema, o melhor é cultivar a empatia e a assertividade como regra para a comunicação entre os membros da família.

2. A hostilidade

Em muitos lares, se respira um ambiente hostil, carente de entusiasmo. O lar deveria ser um lugar de tranquilidade, onde nos sentimos livres.

Para solucionar este problema, é preciso aprender a remediar as tensões existentes e resolver os conflitos, no lugar de buscar culpáveis ou declarar inocentes.

3. O dramatismo

No decorrer de nossa vida, vivemos muitos momentos dramáticos. Um exemplo é o duelo pela perda de alguém. Entretanto, o lar não deve se transformar em um drama constante, pois atrai sensações negativas como a desesperança, a desesperação, a frustração e a depressão.

Essas emoções não devem ser reprimidas, devem ser vividas porque fazem parte da vida. No entanto, devemos evitar entrar em um círculo vicioso da negatividade. A solução é adotar uma atitude positiva diante da vida.

4. O caos

Um dos hábitos tóxicos do lar é o caos. A ordem influi muito em nosso estado de ânimo. Portanto, a desordem pode afetar nosso cérebro, gerando-nos estresse, ansiedade e gerar diferentes sensações capazes de minar nossa energia e produtividade.

A solução é estabelecer normas de convivência e manter um ambiente limpo e organizado.

5. A desvalorização

Menosprezar as capacidades ou habilidades de alguém de nossa família é outro dos hábitos tóxicos que pode existir em nossos lares. Isso provoca baixa autoestima, que não permitirá à pessoa enfrentar a vida desde uma mirada mais positiva.

Como solução devemos sempre reconhecer os esforços, não minimizar as conquistas e criar uma dinâmica que permita entender que todos os membros da família são diferentes, cada qual com suas próprias habilidades e qualidades. Cada um deve ser valorizado pelo que é.

* Visto em We Mystic

Deixe Uma Resposta