Muitos pais optam por algum esporte quando querem colocar seu filho em uma atividade extraclasse. Alguns levam tão a sério que começam a investir para que o filho treine o esporte como se profissional fosse se tornar. Se empenham em levá-los, disciplinarmente, aos treinos e aos campeonatos. Muitas famílias, mesmo vendo que os filhos jamais serão profissionais, se sacrificam por manter a rotina de prática do esporte.

Conheço uma família assim. Os pais deixam de lado seus compromissos para levar o filho aos treinos e partidas de futebol. Sua agenda se faz em função da atividade do filho. Alguma vez já me peguei pensando o que ganham com isso. Especialmente porque o menino tem bastante dificuldade na escola.

Um pai decidiu responder a essa pergunta que alguém lhe fez. Sua resposta é tão assertiva que tem circulado na internet.

Apoio à prática do esporte

Por que gastar tanto dinheiro e tempo para que seu filho treine tênis, karatê, volei, futebol, basquete ou outro esporte?

O pai respondeu:

Bom, tenho uma confissão a fazer: eu pago não para que meu filho treine e jogue. Sabe o que estou pagando? Pago para que meu filho aprenda a ser disciplinado. Para que aprenda a cuidar de seu corpo e de sua mente. Para que aprenda a trabalhar com os demais e seja bom companheiro de equipe. Para que aprenda a lidar com a decepção quando não obtenha o que esperava, mas sabe que tem que trabalhar mais duro. Para que aprenda a alcançar seus objetivos. Para que aprenda a leva horas e horas de trabalho duro e treinamento para conseguir um campeonato e que o sucesso não ocorre da noite pro dia. Pago pela oportunidade que terá meu filho de fazer amizades para toda a vida. Para que esteja em campo jogando e não na frente da televisão. Por esses momentos em que meu filho volte tão cansado que só quer chegar para descansar e não pensa nem tem tempo de andar à toa ou em coisas ruins. Por todos os ensinamentos que o esporte lhe dá: “responsabilidade, humildade, entrega, amizade, convivência, entre outros”.

Poderia seguir, mas para ser breve: não pago pelo trino, pago pelas oportunidades de desenvolver atributos e habilidades que lhe serão muito úteis ao longo de sua vida e dar-lhe a oportunidade de valorizar a vida. Pelo que vi até hoje… acredito que é meu melhor investimento.

Foto @GuiaInfantil

1 Comentário

  1. Seus artigos são bem informativos, vendo que muitas pessoas buscam informações relevantes, muito bom quando encontramos conteúdo de qualidade como esse, parabéns.

Deixe Uma Resposta