Sabe aquelas experiências que você ve em alguma rede social na internet, acha maravilhosa e decide que tem que fazer em casa para comprovar com seus próprios olhos o que acontece? Assim é como fizemos a experiência do ovo no vinagre. É incrível ver como o ovo imerso no vinagre provoca uma reação que acaba por torna-lo saltitante. É isso mesmo que você está lendo. E, se não bastasse, um truque mais e o ovo brilha no escuro. Sério mesmo! E não termina aí. Um pouco mais de mágica e o ovo muda de cor e continua brilhando no escuro.

Vamos preparar tudo para fazer essa incrível atividade de ciências?

Material necessário

  • copo de vidro transparente
  • vinagre branco
  • 1 ovo
  • corante alimentício
  • lanterna

Experiência do ovo no vinagre

Coloque vinagre em um copo de vidro transparente. Adicione o ovo. Deixe-o no recipiente por 24 horas. Ao passar o tempo, você observará que, dada a uma reação química, a casca do ovo desaparece. Para retirar algum vestígio de casca que tenha ficado no ovo, lave-o debaixo com pouca água para que não se quebre.

experimento do ovo no vinagre

Explicação científica

O que ocorre quando o ovo está imerso no vinagre? Graças a uma reação química ácido-base, podemos tirar parte da casca do ovo. O ácido acético do vinagre (que lhe da o odor característico) reage com o carbonato de cálcio (CaCO3) da casca do ovo. O resultado da reação é o acetato de cálcio em dissolução e CO2 gasoso (essas burbulhas que você ve no copo.

Experimento do ovo com vinagre

O ovo saltitante

Depois que a parte da casca sai, você se dará conta de que o ovo se incha um pouco, já que, por osmose, entra algo de água no ovo. A membrana do ovo ficará no ar, obtendo o ovo saltitante.

Experiência do ovo flexível

Experiência do ovo que pula

Veja o vídeo abaixo e se impressione!

O ovo que brilha no escuro

É super legal ver como, em um ambiente escuro, se acendemos uma lanterna, por trás do ovo, vemos como deixa passar a luz. É assim como vemos seu interior. Experimento ovo que brilha no escuro

O ovo que muda de cor e brilha no escuro

Se desejamos um ovo colorido, colocamos água em um copo de vidro transparente. Adicionamos algumas gotas de corante alimentício da cor desejada. Deixamos o ovo saltitante algumas horas dentro.

Experiência do ovo colorido

É assim como obtemos um ovo colorido que pula.

Experiência do ovo que muda de cor

E brilha no escuro.

Experimento do ovo transparente que brilha no escuro

Então, você se anima a fazer em casa? Desde logo lhe digo que é sensacional e as crianças ficam assombradas quando veem o ovo saltando. Recordamos, apenas, que o ovo é frágil. Então, não o jogue com muita força, porque se quebra facilmente.

Gostou da experiência do ovo no vinagre? Compartilhe com seus amigos e bora fazer o experimento em casa.


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

Deixe Uma Resposta