Finalmente consigo tempo para escrever sobre o fazer arranjo de flores como atividade montessoriana. Há algumas publicações em nosso blog sobre arranjos florais que já fizemos em casa, mas sempre senti que faltava escrever sobre sua importância e benefícios para a criança da Educação Infantil.

O que é um arranjo de flores?

É um conjunto de flores diferentes que, juntas, formam um bonito ramo. Para os profissionais do ramo da floricultura, sempre preparam arranjos com flores da estação. Logo, esse conhecimento não deve ser descartado no momento de propor essa atividade de vida prática montessoriana para as nossas crianças.

Se bem que é verdade que há muitas flores de estação que são cultivadas em qualquer época do ano, devido as novas técnicas de cultivo, o ideal é mostrar às crianças aquelas que são próprias de cada período do ano. Isso porque ajuda a marca a passagem do tempo.

Por que é uma atividade de vida prática montessoriana?

A realização do arranjo de flores é uma das atividades de vida prática habitual na educação montessoriana. Essa atividade trabalha uma série de habilidades motoras, o cuidado com a beleza estética do entorno. A beleza é ordem e é paz.

Quando estamos em um ambiente bem cuidado e bonito esteticamente nos encontramos em paz e sentimos como a ordem existente nos equilibra. A criança que faz um arranjo, torna-se cúmplice da manutenção da ordem e da beleza do ambiente. Logo, conecta a criança com o entorno de uma forma prática.

Quais os benefícios de fazer arranjos de flores?

Fazer arranjos florais traz uma série de benefícios para o desenvolvimento infantil. Dentre eles, podemos destacar:

  • Trabalha a autonomia e o sentimento de capacidade.
  • Fomenta a beleza e o prazer por ela mesma.
  • Promove a ordem, tanto o que da a própria beleza natural do ramo, como através da sequência de passos que ajuda a criança a desenvolver sua ordem mental.
  • Treina a coordenação motora fina através da transferência de líquidos, uso do funil, uso da tesoura ou colocação das flores na boca da jarra.
  • Permite trabalhar a motivação interna através de uma visão dos erros como oportunidades de aprendizado, em que a criança pode valorizar as consequências naturais e possa, por si mesmo, buscar soluções (controle de derrames, recolher e varrer as possíveis sujeiras produzidas).
  • Estimula os sentidos, favorecendo o contato da criança com materiais reais e naturais que lhe oferecem sensações olfativas, táteis (diferentes texturas, pesos, temperaturas), auditivas e visuais.
  • Desenvolver a linguagem, o poder nomear os diferentes materiais, partes da flor e estruturas gramaticais da ação.
  • Favorece o autocontrole.
  • Repercute na atenção e na concentração.

Qual a idade recomendada para esta atividade montessoriana?

A partir dos 18 meses. Já fizemos vários arranjos de flores e continuamos fazendo de vez em quando. Buscamos que Laura faça algum arranjo floral que represente cada uma das estações do ano. Essa é uma maneira de reconhecer o passar do tempo.

arranjo de flores atividade vida pratica montessori

Material necessário

Indico todo o material que pode ser usado para fazer um arranjo de flores:

  • um avental
  • uma bandeja
  • uma jarra de cristal de água
  • um funil pequeno
  • uma jarra de cristal pequena e de boca estreita
  • umas flores
  • umas tesouras
  • um pratinho ou bandeja pequena
  • uma esponja
  • uma vassoura e pá
  • um pano

Como apresentar a atividade de fazer um arranjo de flores

Prepare o material em uma bandeja ou mesa colocando todo o material da esquerda para a direita, de cima para baixo, segundo a ordem de uso.

Com gestos muito lentos e em silêncio, realize todo o processo. Peça à criança que observe as suas mãos sem tocar em nada.

Com o avental posto, trabalhe diretamente na bandeja. Coloque o funil dentro da jarra. Peque a jarra com cuidado e verta a água através do funil. Recolha possíveis escapes de água com um pano.

Corte o excesso de caule das flores com a tesoura. Introduza as flores na boca do vaso. Busque distribuir as flores com uniformidade.

Pegue o jarro de flores com as duas mãos e leve-o ao lugar que ocupará na sala.

Guarde todo o material da bandeja no lugar. Jogue fora o resto de lixo. Estenda o pano úmido no varal com um pregador. Tire o avental, dobre-o e guarde-o.

Bom, esse é todo o processo que um guia montessori faria em uma sala de aula. Em casa podemos proceder da mesma forma.

Nossos arranjos de flores

E, agora, deixo os links de alguns arranjos florais que Laura já fez aqui em casa!

Arranjo floral de primavera

Arranjos florais de primavera

Arranjo floral de verão
Arranjo floral de outono

Fazer arranjos de flores – atividade de vida prática Montessori

Arranjo floral de inverno

Arranjo floral de inverno – Vida prática

Com miçangas

Arranjo floral para mesa com miçangas

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Deixe Uma Resposta