A festa de aniversário é uma ocasião única para celebrar a vida. Para a criança, essa é uma data muito importante, pois se torna o centro das atenções. Uma das formas de fazê-la se sentir especial é dar-lhe presentes, quase sempre brinquedos. Em geral, nós pais concordamos que quanto menos brinquedo melhor, certo? Mas, a cada aniversário novos chegam. Somados aos que já existiam e todos os que a criança ganhou ao longo do ano em outras datas importantes… a casa pode se transformar em uma autêntica brinquedoteca. Um recurso simples que encontramos foi transformar a festa de aniversário da nossa filha em uma ocasião especial para aprender a dividir os brinquedos.

Lembrancinha de aniversário especial

Oi Alba,

Este ano, meus pais estão me ensinando como aprender a dividir. Para mim ainda é muito difícil, mas estou tentando. Como lembrança do meu aniversário, gostaria de lhe dar meu conjunto de bichos de pelúcia da Peppa Pig. Foram presentes de minha querida tia. Sei que você gosta muito da Peppa. Então, estou segura de que você aproveitará muito mais do que eu. Muito obrigada por ter vindo celebrar meu aniversário.

Laura

Essa foi a mensagem que um dos amiguinhos da Laura recebeu junto com sua lembrança do aniversário. No lugar de dar aqueles brinquedinhos que duram um dia e balas enroladas em um saquinho de lembranças, optamos por ensinar nossa filha a dividir o que é seu com as demais crianças.

A ideia surgiu um dia antes à festinha quando nos demos conta de que havíamos nos esquecido de comprar os pacotes de lembrancinhas. Doar alguns brinquedos já era algo que tínhamos pendente e vimos a festa de aniversário a ocasião especial de Laura aprender a dividir os brinquedos.

Como aprender a dividir os brinquedos na festa de aniversário

Quando nos surgiu a ideia de que as lembrancinhas de aniversário fossem alguns brinquedos da Laura, decidimos conversar com a “proprietária” deles. Depois de realizar a festa de aniversário no estilo montessori (o link contando sobre como é esse ritual de celebração da vida você encontra a seguir), explicamos a Laura o que ocorreria à tarde, naquele dia: sua festa de aniversário.

Explicamo-lhe que seus amiguinhos trariam presentes que simbolizavam o quanto queriam que brincasse e se divertisse ao longo do ano de vida que se iniciava. E, como cada um trazia para ela um, estaria bem que agradecesse dando-lhes algum brinquedo que gosta mas com o qual não brinca mais.

Demos duas opções de brinquedos para dar a cada amiguinho e deixamos que ela escolhesse qual deles gostaria de se desfazer. Para cada um, escrevemos uma notinha (como a que publicamos acima), para que seus pais lessem para seus filhos ao receber o brinquedo. Tínhamos receio de que os pais não gostassem de que os filhos ganhassem brinquedos usados. Ou mesmo achassem excessivo um brinquedo como lembrancinha de aniversário. A notinha era uma forma de explicar a nossa intenção.

Brinquedo entra, brinquedo sai… Este deveria ter sido o nome do tema da festa. E funcionou super bem. Os pais adoraram. As crianças foram embora super contentes. E Laura? Quando viu os amiguinhos com seus brinquedos, não gostou muito. Mas, recordei-lhe que havíamos estado escolhendo juntos os brinquedos e que ela mesma queria muito dar os brinquedos a eles. Em nada já estava entretida com outra coisa e feliz.

Nossa experiência na árdua tarefa de ensinar a dividir

Opinamos que, como pais, não devemos obrigar a criança a dividir o que não deseja. Aos 2 anos, então, ela está se reconhecendo como sujeito no mundo. Entende que há coisas que lhe pertence, mas não compreende que pode dividi-las com os demais. Isso é difícil para ela. No entanto, e ao mesmo tempo, somos responsáveis por ensiná-la a compartilhar suas coisas.

Dar os brinquedos como lembrancinha do aniversário é uma ocasião única para isso. É esse o momento em que a criança está relaxada, brincando e se divertindo. Ao dar o brinquedo ao amiguinho, ela entende que é uma forma de agradecer que tenha vindo celebrar sua vida. Além disso, ajuda a evitar o acúmulo de brinquedos. Entre familiares e amigos, Laura ganhou 15 novos brinquedos. Como vieram quatro amiguinhos, ainda temos um extra de onze brinquedos.

O importante é aproveitar ocasiões especiais para a criança aprender a dividir. É melhor do que ficar obrigando-a quando não o deseja. Lembremos que é uma fase. Pouco a pouco aprenderá. Respeitar esse momento é fundamental. Guiá-la nesse aprendizado é nossa missão de pais.

E só para contar a vocês que Alba gostou tanto de seus bichos de pelúcia que dorme todas as noites abraçada a George! Valeu a pena aproveitar a festa de aniversário como ocasião para Laura aprender a dividir.

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

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