Quem se lembra da brincadeira da forca? Esse é um jogo simples de linguagem para crianças e adultos. Ao jogar forca, as crianças desenvolvem um melhor manejo das letras e conhecimento do vocabulário aprendido. Nesta publicação, vamos aprender o jogo de forca adaptado para crianças da Educação Infantil. O objetivo é trabalhar a consciência fonológica.

Como brincar de forca?

A brincadeira da forca é recomendada pra crianças a partir dos seis anos, mais bem quando já são capazes de ler e escrever. No entanto, nós fizemos uma adaptação desse jogo de linguagem para crianças da Educação Infantil. 

Ofereça à criança três imagens. No nosso exemplo, utilizamos três palavras com 4 letras. Em uma folha de papel ou em um quadro-negro, desenhe a quantidade de traços que formam a palavra. O adulto escolhe uma das três palavras. 

Brincadeira de forca

Nessa adaptação do jogo, vamos trabalhar a consciência fonológica. Antes mesmo de começar a jogar, peça à criança que diga o que há nas imagens: 

  • Isso é um COCO.
  • Isso é uma CASA.
  • Isso é uma CAMA.

Se é a primeira vez que jogam, para que a criança entenda bem o jogo, podem falar os sons que compõem cada palavra. 

  • Isso é uma C-A-S-A. CASA.
  • Isso é um C-O-C-O. COCO.
  • Isso é uma C-A-M-A. CAMA.

Ao reconhecer os sons de cada uma das palavras, brincar de forca fica muito mais fácil. Peça à criança que diga um dos sons que aparece em qualquer das três palavras. A partir daí, podem ir eliminando as palavras, até chegar àquela escolhida pelo adulto.

Você também pode usar fotos de membros da família e brincar de descobrir o nome. Também pode pegar fotos de meios de transporte, de frutas… A nossa dica é respeitar o conhecimento de vocabulário que tenha a criança. Em outras palavras, brincar apenas com nomes que a criança já reconhece sons e grafia. 

O que o jogo de forca estimula?

O jogo de forca para as crianças de Educação Infantil estimula o desenvolvimento da consciência fonológica, a ampliação do vocabulário, o reconhecimento das letras do alfabeto. Esse jogo de palavras é ideal para desenvolver a atenção, a concentração, a lógica e a agilidade.

O que colocar na brincadeira da forca? 100 palavras para o jogo de forca

Há muitas palavras que podemos usar para trabalhar a consciência fonológica com as crianças através do jogo de forca. Vamos dar algumas sugestões.

Palavras monossílabas
céudoisdoreco
euflorgolluz
mãemaismãomar
melmeunozpai
pãopneurei
riosalsoltrem
Palavras dissílabas
bebêbicocafé
camacapacara
casacococopo
corodadodedo
farofocogato
gemagotajudô
lataleãolimão
loboloroloto
magomapamesa
motoninhonuvem
oitopatapato
peleperaramo
ratorotasala
saposucotouro
ursouvavaca
votozero

Espero que tenham gostado da nossa dica de brincadeira da forca para crianças. 


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

Deixe Uma Resposta