Júpiter deus dos deuses romanos. Era o rei da mitologia romana, o deus do trovão, da luz e do céu, das tormentas e dos relâmpagos. Também conhecido como Zeus na mitologia grega, Júpiter era um deus que governava desde o céu. Controlava o clima, especialmente os raios e relâmpagos. Além disso, era o deus da lei e da ordem, bem como o protetor do estado, do povo romano e da família. Sua figura está associada aos juramentos, os tratados, às alianças e às obrigações morais.

O Júpiter deus dos deuses era representado com o cetro, a águia e o próprio raio, bem como com uma barba longa.

Na época do Império Romano existia o culto aos diferentes deuses. Em lugar de uma religião monoteísta, onde se adorava a um deus, os romanos tinham uma religião politeísta que reconhecia uma multiplicidade de deus, tal como os gregos. Aliás, os romanos pegaram emprestados muitos deuses gregos, com todas as suas características. O que os diferenciavam eram seus nomes. Como vimos, para os romanos Júpiter, para os gregos Zeus.

Origem e nascimento de Júpiter

Júpiter era filho de Saturno e Ops, e irmão de Vesta, Ceres, Netuno, Plutão e Juno. Juno, além de irmã era também esposa de Júpiter e, portanto, rainha dos deuses. Entre os muitos filhos estava Minerva, que brotou de sua testa completamente adulta. Ainda estavam Diana, Vulcão, Marte e o mesmo herói Hércules.

Saturno era um titã e rei dos deuses, mas estava preocupado que um de seus filhos tomasse o seu trono, pelo qual decidiu comê-los a todos nada mais nascer. No entanto, Ops, esposa de Saturno, fez tudo o que foi possível para evitar que isso ocorresse quando nasceu Júpiter. Para isso, deu-lhe ao esposo uma rocha envolta em uma manta, fingindo que era o recém-nascido. Saturno, tal como fizera antes com seus outros cinco filhos, tragou a rocha crendo que era Júpiter.

A deusa Ops escondeu Júpiter em uma ilha e, quando esse cresceu, sua mãe e ele voltaram a enfrentar Saturno. Deram-lhe sua bebida preferida, feita de mel. Misturaram o meu com sal e mostarda. Ao bebê-la, Saturno começou a passar mal e vomitou seus cinco filhos que havia tragado. Mas, no então, já estavam adultos.

E, assim foi como Júpiter e seus irmãos e irmãs começaram uma luta contra o próprio pai e demais titãs que durou uns 10 anos. Júpiter saiu vitorioso e ocupou o lugar de seu pai como o rei dos deuses.

Culto a Júpiter e as colinas de Alban

Como deus do céu, Júpiter era adorado nos pontos mais altos das colinas de toda a Italia. Dentre todas elas, as Colinas de Alban, no sul da Roma, era o lugar mais popular de realização de culto na Antiga Roma. Ali se celebrava, cada primavera e outono, um festival em honra a Júpiter. Ainda assim, vale mencionar que o templo mais antigo e importante dedicado a Júpiter, Juno e Minerva estava na Colina Capitolina.

Curiosidade

Assim como quase todos os planetas do Sistema Solar, ele recebeu o nome de um deus da mitologia romana. Para os romanos, Júpiter seria o deus dos deuses e filho de Saturno. Por ser o maior dos planetas, o planeta gasoso Júpiter recebeu o nome do deus romano, aquele que reina sobre os demais.

Júpiter: o maior planeta do sistema solar

Veja mais informações em Atividades de História.


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

Deixe Uma Resposta