A pergunta de hoje é: quantas vezes nos empenhamos em levar nossos filhos para participar de atividades nos museus? Como contribuímos para que as artes façam parte de seu processo de exploração do mundo?

De fato, empenhamo-nos em oferecer a nossos filhos um mundo cheio de estímulos. Levamos a parquinhos, ao cinema, alguma vez ao teatro, se sobra tempo à biblioteca e se um dia der tempo levamos ao museu.

Os museus são espaços onde a criatividade não tem limite. O contato com a arte permite a criança conhecer um mundo que foge à realidade. Mostra-lhe que é possível criar para além dos limites e padrões impostos pela sociedade. O museu é, por excelência, um dos melhores laboratórios de experimentação para as crianças.

E não vale pensar que ter ido à São Paulo e levado o filho ao MASP ou ido ao Rio é visitado o Museu do Amanhã significa ter proporcionado ao seu filho uma vivência íntima com a arte. É preciso tempo. Deixar a criança interagir e (re)significar a arte. Reconhecer o conhecido e aprender o desconhecido desde o ponto de vista exclusivo da criatividade.

Situ-ações, paisagens, laboratório para a experimentação

Nesse sentido, permitimos nossa filha vivenciar a arte através do projeto Situ-ações, paisagens, laboratório para a experimentação, que ocorreu na Tabakalera, San Sebastián. O projeto propôs um espaço lúdico criado para que os pequenos possam explorá-lo sensorialmente.

O cenário preparado era debaixo da terra. Espaços de jogos feitos de papelão, caixas, papéis, terra, meias, papéis picados, luzes vermelhas e brancas. Enfim, muita criatividade em um único espaço. As crianças que estiveram presentes se divertiram muito. Puderam vivenciar o jogo livre, sem interferência dos adultos. Alteraram os elementos e estruturas como quiseram. Jogaram com sombras e luzes. As fotos abaixo mostram um pouquinho do que foi vivenciado.

laboratorio para a experimentacao 01

laboratorio para a experimentacao 06

laboratorio para a experimentacao 02

laboratorio para a experimentacao 05

laboratorio para a experimentacao 03

Deixe Uma Resposta