Você conhece o lapbook? Sabe o que é e como esse recurso pode ser útil nas diferentes áreas do conhecimento durante a Educação Infantil? Nesta publicação, vamos mostrar como tirar proveito dessa ferramenta para estimular o interesse da criança em relação aos diferentes conteúdos trabalhados. Para isso vamos usar um modelo simples de lapbook para aprender os sons das letras do alfabeto. Vamos fazer um lapbook do alfabeto.

O que é o lapbook?

O lapbook é uma espécie de livro interativo construído pela própria criança a partir de um conteúdo proposto. O livro é, igualmente, criativo, já que pode incluir colagens, ilustrações, dobraduras, espaços para informações, desenhos… Enfim, tudo o que a criatividade for capaz de criar.

Como fazer um lapbook?

Na primeira vez que for fazer um lapbook, aconselhamos fazer um modelo simples. E como seria o mais simples? Uma folha dobrada em três partes, na qual se possa colocar tudo o que for de interesse da criança. Nosso exemplo será o alfabeto. Optamos por uma atividade de linguagem.

Laura já tem uma boa consciência fonêmica dos sons das letras do alfabeto. No seu primeiro lapbook, aproveitamos algumas cartelas de adesivos de animais que tinha em casa e os ofereci para que pudesse classificar cada um deles segundo o som inicial.

Então, como mencionado, primeiro defini o tema (consciência fonêmica do alfabeto – sons iniciais). A seguir, peguei uma cartolina tamanho 30 cm x 40 cm. Dobrei-a em três partes. Utilizando adesivos com as letras em maiúsculo e minúsculo, coloquei o alfabeto, de A a Z, ocupando 4 dos lados do lapbook.

A tarefa da pequena da casa era colar os adesivos dos animais tendo em conta a letra inicial. Foi uma tarefa feita com muito prazer e realizada ao completo. Tenham em conta que havia muitos adesivos.

Como ela classificou as palavras pelo som e não pela letra, ocorreu de colocar adesivo em outra letra. Mas tudo bem! O objetivo é a consciência fonêmica e não a escrita correta das palavras.

Para que serve?

O lapbook serve para ampliar o conhecimento da criança sobre determinado assunto. Pode ser usado em qualquer uma das áreas do conhecimento. Podemos fazer um lapbook para aprender as operações básicas (matemática), para trabalhar sons e sílabas (linguagem), para aprender mais sobre os animais (mamíferos, répteis, aves, anfíbios…).

Ainda quer outros temas?

  • Mulheres que marcaram a história (Frida Kahlo, Ane Frank, Ada Lovelace…)
  • Homens que marcaram a história (Leonardo Da Vinci, por exemplo)
  • Artes (música, pintura, escultura…)
  • Festas populares (Festa Junina, Natal, Halloween…)

Devo fazer um lapbook para cada coisa que a criança aprenda? A resposta é um redondo NÃO. Nenhum recurso deve ser utilizado à exaustão. O ideal é que se use sempre e quando for interessante para a criança.

Vamos a um exemplo claro. Você se da conta de que o interesse do momento são os dinossauros, em especial o Tiranossauro Rex. Então, um lapbook sobre o t-rex pode ajudar a criança a observar melhor suas características físicas, aprender mais sobre seus hábitos, reconhecer suas pegadas… O recurso serve, então, para reunir em um único espaço os conhecimentos adquiridos de diferentes fontes.

Materiais para fazer Lapbook

É possível fazer um livro interativo com materiais que tenhamos por casa: cartolinas, jornais, revistas, livros velhos, envelopes. Também serão necessários: cola, tesoura, lápis, canetinha, folhas coloridas, lápis-de-cor, purpurina… Enfim, tudo o que seja válido para dar asas à imaginação para criar um livro com informações úteis sobre um tema específico.

Lapbook alfabeto

Veja algumas imagens do livro interativo com animais e as letras do alfabeto.

Selecionei alguns outros exemplos que encontrei na internet para que você possa trabalhar com a criança.

– Lapbook sobre o corpo humano
– Ciclo da borboleta

– Paris
– Dinossauros
– Estações do ano
– Lapbook sobre as horas
– O mar

Gostaram da nossa sugestão? Se fizer um lapbook com seus filhos ou alunos, envie para a gente. Será um prazer compartilha-lo em nossa web ([email protected]).


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

2 Comentários

    • Karina Responder

      Super útil. Recomendamos para fazer uma e outra vez com diferentes materiais e temas. Já publicaremos outras opções.

Deixe Uma Resposta