Vamos fazer um passeio ao continente africano através dos livros infantis. Sendo certo o dito “Quem lê viaja!”, através dos contos podemos levar a criança a ampliar seu conhecimento de mundo. Selecionamos uma série de livros infantis sobre a África. E leia bem! São livros para crianças que falam sobre o continente, não necessariamente sobre representatividade negra.

Conhecer um continente é algo muito mais amplo do que valorizar sua gente. Um espaço tão amplo como a África abriga uma importante riqueza humana e animal. Além disso, podemos descobrir mais sobre sua natureza, sua flora, suas paisagens. Podemos adentrar-nos a conhecer sobre os hábitos de seus habitantes. Vamos lá conhecer nossas dicas de livros infantis sobre a África?!

Bichos da Terra dos Bichos

Bicho da Terra dos Bichos, de Lalau e Laurabeatriz, é um desses libros infantis sobre a África que nos convidam a conhecer os animais surpreendentes que habitam o continente. Dentre eles o guepardo, o ocapi, o mandril, o leão, o gorila-da-montanha, a hiena, o hipopótamo… Suas formas, cores e tamanhos são apresentados em bonitas ilusstrações. Além disso, conta com um texto introdutório sobre geografía, faula e flora da África.

[amazon box=” 8541815129″]

A África recontada para crianças

Com autoria de Avani Souza Silva e ilustrações de Lila Cruz, o livro A África recontada para crianças é um convite a uma viagem pelas histórias contadas nos países africanos de fala portuguesa: Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

[amazon box=” 854400279X”]

Atividades sobre a África montessorianas

Bia na África

Ricardo Dreguer, autor do livro Bia na África, através de sua narrativa nos convida a conhecer um pouco mais dos países africanos que deixaram suas marcas no Brasil. A personagem Bia, filha de uma diplomata, viaja com a mãe à África. Através de suas vivencias, conhecemos um pouco mais sobre o Egito, Quênia, Mali, Congo, Zimbábue, Sudão e Angola.

[amazon box=” 8516102718″]

Atividades sobre a África montessorianas

Diário de Pilar na África

Pilar, Breno e o gato Samba estão na África. Os amigos conhecem Fummi, uma princesa ioruba. Juntos devem ajudar a salvar a família da princesa e seu povo que haviam sido capturados por comerciantes de escravos.

Essa viagem ambientada na Nigéria e em Angola, permite às crianças conhecerem mais sobre a história da África, seus animais e sua cultura.

[amazon box=” 8566642414″]

Formas e cores da África 

O livro Formas e cores da África, de Márcia Maria Leitão e Neide Duarte, apresenta a relação entre um neto e seu avô de origem africana. Através dela, são revelados objetos como máscaras, vestimentas e histórias passadas que são resgatas. Nessa viagem, a criança aprende mais sobre a beleza, a riqueza e a diversidade da história e cultura do continente africano.

[amazon box=” 8510055246″]

Com pés na África

Sérgio Túlio Caldas é o autor da narrativa Com pés na África. Conta a história de Tulio, um jovem que, depois de ganhar o grande prêmio em um programa de quis da televisão, embarca como mochileiro para viver uma aventura pelo mundo. O primeiro destino é a África. No continente ele vive uma série de aventuras. Entre perrengues e alegrias, faz descobertas incríveis. Enquanto se relaciona com os locais, aprende mais sobre história, geografia, natureza e culturas das regiões visitas.

[amazon box=” 8516102467″]

África: contos do rio, da selva e da savana

O libro de Susana Salermo, África – contos do rio, da selva e da savana, é uma boa opção para ler histórias da África que fizeram parte da formação da cultura brasileira. São narrativas que ajudam a compreender marcas culturais trazidas para o Brasil através dos escravos que aqui chegaram.

[amazon box=” 8539415941″]

A África que você fala

Claudio Fragata, de uma forma divertida, faz um passeio pelas palavras que pegamos emprestadas de idiomas como quimbundo, ioruba, jeje e banto. Entre elas estão cafuné, samba, quiabo, dendê, quitanda…

[amazon box=” 655567007X”]

Esperamos que tenham gostado de nossas indicações de livros infantis sobre a África. Se você conhece outros títulos, sugira-os no comentário. Será um prazer poder ampliar nossa lista de livros sobre a África para as crianças.


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

2 Comentários

Deixe Uma Resposta