A leitura de livros infantis é fundamental para ajudar as crianças a compreender o mundo em que vivem, bem como ampliar seu vocabulário. Ainda pequenas, podemos ajuda-las a compreender que o corpo humano percebe o entorno através de cinco sentidos: a visão, o tato, a audição, o olfato e o paladar. Para entender bem suas funções, podemos utilizar livros infantis sobre cinco sentidos.

Qual deles indico? Considero que o melhor é você ler cada uma das sinopses para ver qual se encaixa melhor ao que você busca. Tenha em conta que todos os livros indicados nesta publicação são interessantes e tem um valor único para as crianças. No entanto, há aqueles que são mais poéticos, outros mais lúdicos, outros mais didáticos… Também, aqueles que, em uma única narrativa, da conta de apresentar os sentidos e outros cujos autores criaram uma história para cada um dos sentidos. E sem contar as coleções de livros.

Então, convido você a continuar a leitura e decidir qual comprar a partir das necessidades da criança.

Os cinco sentidos, de Bartolomeu Campos de Queirós

 Este título é precioso. Mostra às crianças como, através dos cinco sentidos, produzimos linguagem que permite ao ser humano estar em comunicação consigo mesmo, como os outros e com o mundo a sua volta. Os sentidos do corpo humano levam o pequeno leitor, a partir da prosa poética de Bartolomeu Campos de Queirós, a perceber como compreendemos o mundo em que vivemos.

[amazon box=”8526014021″]

Na floresta dos cinco sentidos, de Leonardo Mendes Cardoso

Eis um livro infantil muito interessante para as crianças. Na narrativa, os pequenos leitores testemunham como os bichos da floresta discutem sobre os cinco sentidos durante a reunião anual. Tinham que decidir quais animais poderiam exemplificar, perfeitamente, o olfato, o paladar, o tato, a audição e a visão. Quem foi o escolhido?

[amazon box=”8510059632″]

Sinto o que sinto com os sentidos, de Ellen Pestilli

A autora cria uma história lúdica para despertar, no leitor, a atenção para os cinco sentidos. Ela o convida a perceber as diferentes sensações que podemos experimentar através de cada um dos sentidos: algumas podem ser boas, outras nem tanto.

[amazon box=”8510053332″]

O livro dos sentidos, de Ricardo Azevedo

Poesia e humor para mostrar a importância dos cinco sentidos: audição, visão, paladar, tato e olfato. O escritor Ricardo Azevedo acrescenta, ainda mais um: a intuição. A partir de uma leitura de narrativas para cada um dos sentidos, ele expressa opiniões pessoais, emoções, ideias, imaginações, fantasias e lembranças.

[amazon box=”8508074476″]

Mini Larousse dos Cinco Sentidos

Um livro para crianças curiosas. Quais são os cinco sentidos do corpo humano? Como funcionam? Para que servem? Estas e muitas outras perguntas são respondidas de forma simples para que as crianças compreendam como os sentidos são responsáveis pela forma como percebemos o mundo e como com ele nos relacionamos.

[amazon box=”8576351811″]

Perdidos na Mata. Explorando os Cinco Sentidos, de Ricardo Dreguer

A pequena Júlia é uma menina de sete anos que não enxerga, mas que utiliza o tato, o paladar e a audição para “ver”. Junto a seus amigos Gabriela, Danilo e Fábio, vivenciarão uma experiência repleta de aventuras.

[amazon box=”8516069435″]

Coleção 5 sentidos, de Ruth Rocha

Os livros de Ruth Rocha são maravilhosos, não é mesmo? Ter a possibilidade de ler uma coleção sobre os 5 sentidos escrita por ela é algo único. A coleção 5 sentidos está composta por cinco volumes, cada um deles dedicado a um dos sentidos. Eles vem recheados de exemplos de sensações que cada sentido pode proporcionar.

Tato

[amazon box=”851610785X”]

Olfato

[amazon box=”8516107868″]

Paladar

[amazon box=”8516107876″]

Audição

[amazon box=”8516107884″]

Visão

[amazon box=”8516107892″]

Coleção de livros Sentidos do corpo humano, de Caio Riter

A coleção Sentidos, de Caio Riter, com ilustrações de Nilton Bueno, conta com cinco volumes. Em cada um deles, um animal vivencia experiências sensoriais a partir de uma de suas necessidades. O urso, por exemplo, faz uma pelas casas de outros animais. Cada um deles lhe oferece um prato diferente e é assim como o grande animal experimenta os sabores mais variados.

As narrativas exploram os sentidos a partir das experiências sensoriais de cada um dos animais. Além do paladar do urso, há a audição do leão, a visão do pavão, o olfato do rato e o tato do gato.

O paladar do urso polar

[amazon box=”8536010916″]

O tato do gato

[amazon box=”8536010908″]

A visão do pavão

[amazon box=”8536010932″]

O olfato do rato

[amazon box=”8536010924″]

A audição do leão

[amazon box=”8536010940″]

Os cinco sentidos, de Suelen Katerine A. Santos

O livro infantil de Suelen Katerine convida o pequeno leitor a uma leitura mais didática para aprender sobre os cinco sentidos. As histórias presentes trazem ensinamentos sobre as funções de cada um dos sentidos do corpo humano. Dessa forma, as crianças aprendem mais sobre como experimentam o mundo ao seu redor.

[amazon box=”853762411X”]

Você também pode optar por comprar os livros que compõem a coleção “Os cinco sentidos”.

Audição – Eu posso ouvir

[amazon box=”8537617954″]

Tato – Eu posso sentir

[amazon box=”8537617989″]

Olfato – eu posso cheirar

[amazon box=”8537617962″]

Paladar – Gosto Gostoso

[amazon box=”8537617970″]

Visão – Eu posso ver

[amazon box=”8537617997″]

Esperamos que tenham gostado das nossas dicas de livros infantis sobre cinco sentidos. Se conhece outros títulos que considera interessantes para as crianças, deixe o nome nos comentários.


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

Deixe Uma Resposta