E o nosso mundo ficou tão cimentado que nos desconectamos com a natureza quase que por completo. As plantas e flores não são mais que elementos decorativos. E, para muitas pessoas, se forem artificiais com bom acabado ainda melhor, já que embeleza o ambiente sem exigir qualquer esforço de quem nele habita. Esquecemo-nos, contudo, que nossa saúde física e mental depende, diretamente, dessa conexão com a natureza. Somos, sim, responsáveis por dar a ela o espaço adequado no ambiente em que vivemos. E, melhor ainda, é fomentar essa consciência já nas crianças. Como? Desenvolvendo um projeto de jardinagem na Educação Infantil. Por exemplo, fazendo um jardim ou uma pequena horta, em casa ou na escola, onde as crianças possam plantar, observar a germinação e fazer-se responsáveis pelo cuidado com as plantas e as flores.

Na nossa web, há uma publicação muito interessante sobre os benefícios da jardinagem para a vida das crianças. A partir do plantio de sementes de girassol, as crianças de casa acompanharam todo o processo de germinação até o florescimento. Uma experiência única!

Kit de jardinagem infantil e seus benefícios para as crianças

Projeto de jardinagem na Educação Infantil

Quase sempre, quando pensamos em desenvolver um projeto, é preciso pensar em objetivos claros que queremos alcançar. No caso de um projeto de jardinagem, devemos pensar o que queremos despertar na criança. Por exemplo, queremos trabalhar apenas o processo de germinação da planta ou desenvolver um projeto de médio e longo prazo que vise a conscientizar sobre os cuidados com a natureza.

A partir disso, devemos ter em conta que plantas, flores ou hortaliças (no caso de criar uma mini horta) vamos plantar. Está bem fazer um estudo adequado sobre período do ano mais adequado para o plantio e cultivo, necessidades especiais de cada uma das espécies de plantas, tamanho disponível para a atividade.

Também devemos considerar a disponibilidade de materiais e brinquedos de jardinagem para desenvolver o projeto com adequação. É bem certo que podemos usar uma colher, como alternativa mais simples, para ajudar no plantio. Entretanto, é importante trabalhar com ferramentas adequadas para que a criança entenda as funções de cada um dos materiais empregados na jardinagem.

Veja alguns dos materiais e brinquedos de jardinagem que recomendamos:

Conjunto para Jardinagem Sweet Garden Tramontina

[amazon box=”B076MFFWPK”]

Kit para jardinagem da Tramontina com bolsa de Lona

[amazon box=”B076M9HLGN”]

Conjunto para jardinagem simples da Tramontina

[amazon box=”B076M7B1GG”]

Bolsa de ferramentas de jardinagem infantil

[amazon box=”B08L7GYZQD”]

Conjunto de jardinagem infantil com regador

[amazon box=”B08R88KHV2″]

Bandeja para mudas com 6 compartimentos

[amazon box=”B08RRX2DRW”]

Avental de jardinagem infantil

[amazon box=”B08GK375Z4″]


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

Deixe Uma Resposta