Para fomentar a inclusão, podemos promover uma série de ações. Uma delas é a leitura de livros infantis que levem nossas crianças a desenvolver a empatia entre os demais. Isso lhes permitirá tratar a todos os demais com igualdade, independente de raça, cor, sexo. Nesta publicação, sugerimos os melhores livros infantis sobre Síndrome de Down.

O objetivo é tornar visível esse coletivo. Mostrar como cada menino ou menina com Síndrome de Down tem direito a estar integrado com todas as crianças, sem qualquer tipo de distinção. Os títulos selecionados ajudam os pequenos leitores a entenderem como ter empatia e conviver todos juntos independente de suas diferenças.

Livros infantis sobre Síndrome de Down

Vamos à nossa lista de livros para crianças sobre meninos e meninas portadores da Síndrome de Down. Ler é fomentar empatia e favorecer a inclusão social.

A bailarina especial, de Aline Favaro Tomaz

Aline era uma garotinha que sonhava em ser bailarina. Mas não era como as outras. Ela é uma menina com Síndrome de Down, a única no mundo a dançar com sapatilhas de ponta. O pequeno leitor descobre as dificuldades de Aline para realizar seu sonho, tais como a adaptação à escola, o esforço para se tornar uma grande bailarina, o apoio incondicional dos pais e dos amigos.

[amazon box=”8578882393″]

Alguém muito especial, de Miriam Portela

Lindo livro que narra a relação de Tico com seu China, seu irmão, que era portador da Síndrome de Down. Tico conta como conseguiu estabelecer uma comunicação e forte ligação com o irmão. Embora o início não tenha sido nada fácil, Tico compreendeu que China podia ser um grande parceiro de aventuras.

[amazon box=”851610589X”]

Diferentes somos todos, de Alina Perlman

Um livro com um olhar sensível para a inclusão social. Carminha ganha uma bolsa de estudos em uma escola particular. Sente-se excluída no novo ambiente, até encontrar Laura. Elas descobrem algo em comum: tem irmãos com Síndrome de Down. Juntas lutam pela inclusão das crianças e resgatam valores importantes, como companheirismo e respeito pelas diferenças.

[amazon box=”8541813312″]

A vida com Logan, de Flávio Soares

O livro mostra a vida de um menino com Síndrome de Down sem nenhum sofrimento ou tristeza. É uma criança que gosta de brincar, correr, desenhar e ouvir histórias como toda criança. A vida de Logan é um livro baseado nas tiras de Flavio Soares, pai de Logan. Nessa narrativa, os pequenos leitores acompanham seu cotidiano na escola: sua chegada, a amizade com os colegas e a professora, a participação nas atividades e a superação dos desafios.

[amazon box=”8578882431″]

Amizade em Forma de Coração, de Andréa Barros

Linda história de amizade entre Sammy – uma menina portadora de Síndrome de Down – e Hope. Esta se esforça muito para vencer os desafios na escola. Sente-se pressionada e sempre se frustra. Um dia, algo inesperado acontece. Ela conhece Hope, uma menina que supera suas próprias limitações. Através dessa bonita amizade, descobre a força que precisava.

[amazon box=”1777125952″]

Débora conta histórias, de Débora Araújo

A autora Débora Araújo é a primeira portadora de Síndrome de Down a se formar professora no Brasil. Inspirada em sua amiga e antiga professora, Sandra Nicolussi, ela narra a história de uma menina que vive em uma fazenda. Conta histórias sobre exclusão e superação das dificuldades e do preconceito, além da importância da amizade para construir pontes e ajudar a vencer os obstáculos.

[amazon box=”8579622271″]

Sou apenas uma criança: Uma história sobre Síndrome de Down, de Helena Kraljic

O livro narra a história de um garotinho com Síndrome de Down que é apenas uma criança com seus próprios desejos, medos e expectativas. A história mostra as dificuldades que sua família passa, ao mesmo tempo em que vivenciam a felicidade de ter o menino presente em suas vidas.

[amazon box=”8533927541″]

Amigo, vamos jogar bola?, de Lívia Moreira

Um livro que mostra como as crianças portadoras da Síndrome de Down, são capazes de realizar toda e qualquer atividade, desde que tenham oportunidade de fazê-la. Cada sujeito é único e capaz de vencer suas próprias limitações para superar os desafios.

[amazon box=”8543709334″]

Não Somos Anjinhos, de Gusti

Esse é um dos livros sobre Síndrome de Down interessantes para desmistificar crenças difundidas sobre as crianças com Síndrome de Down. Estão sempre felizes? São anjinhos? A resposta é não. São crianças que tem suas limitações, mas que, ao mesmo tempo, vivem diferentes processos emocionais e só querem, como todas, ser respeitadas na sociedade.

[amazon box=”8553300048″]

47 Cromossomos e mil sonhos: entendendo a Síndrome de Down, de Renata Julianelli

Um cromossomo explica às crianças o que há de igual ou diferente uns dos outros. Ele mostra como algumas crianças, por terem um cromossomo a mais, tem a Síndrome de Down.

[amazon box=”8579541158″]

O olhar de pincel, de Salvador Barletta Nery

Esta narrativa mostra como podemos aprender das diferenças. Basta enxergar o que há de belo em cada ser humano: o seu interior.

[amazon box=”8510044430″]

O mundo de Ivy. 11 anos de uma downzinha muito feliz, de Angélica Lopes

Este livro conta, de forma divertida, a história da filha mais nova do ex jogador de futebol Romário. Ivy, que nasceu com Síndrome de Down, inspirou os pais a lutarem pelos direitos das pessoas com deficiência. Essa é uma história sobre diferenças, respeito, talento e felicidade.

[amazon box=”8579331013″]

Downtown, de Noel Lang

O livro conta a história de Blo e seus amigos, todos crianças com Síndrome de Down. Os inseparáveis amigos mostram uma realidade sem preconceitos, destacando as diferentes personalidades e gostos de cada um, tudo de forma leve e divertida.

[amazon box=”8571065314″]


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

Deixe Uma Resposta