Há alguns anos, uma menina de 9 anos, que estudava em um colégio de Indiana, nos Estados Unidos, teve uma brilhante ideia. Ao dar-se conta de que alguns meninos não brincavam com ninguém no pátio da escola, Sammie decidiu criar um lugar físico onde qualquer criança sem companhia poderia ir como forma de dizer a todos que gostaria de ter amigos. Assim surgiu o banco dos amigos, uma iniciativa para estimular a amizade entre crianças.

A ideia simples deu a todo o mundo uma lição de empatia, solidariedade e amor pelos demais. Crianças que passavam o tempo do recreio sozinhos encontraram uma oportunidade de serem vistos pelos demais. Estes, encontraram a oportunidade de fazer novos amigos.

Para colocar a ideia em prática, Sammie plasmou tudo em um desenho que mostrou a seus professores.banco dos amigos solidao 01

Se alguém está sozinho ou se são novos na escola e não tem ninguém com quem brincar, podem se sentar no banco. Quando outras pessoas os vejam ali se aproximarão deles e os convidarão para brincar. – explicava, emocionada ao USA Today.

Acham que foi fácil tornar realidade a ideia? Não mesmo. Os bancos custavam dinheiro e a escola não podia arcar com o custo. Sammie continuou maquinando e decidiu, com ajuda de sua mãe e outros alunos, acumular uma grande quantidade de tampas de plásticos que foram vendidas e trocadas por três bancos. Cada um deles foram colocados em pontos distintos do pátio do colégio.

Muito mais do que um banco de amigos, um lugar de amizade entre crianças

O banco de amigos tornou-se um lugar para encontrar novos amigos. Aqueles que se sentiam sozinhos ou excluídos se sentavam e, assim, se tornavam visíveis. Esse simples gesto era um passo grande para que os demais companheiros pudessem dar apoio e ajuda.

Trabalhar a amizade entre crianças pressupõe fomentar a inclusão e a empatia. Nós adultos podemos ajuda-las nesse processo de fazer amigos.

Certamente, a ideia de Sammie é apenas um dos recursos que podemos dispor para ajudar nossos meninos e meninas. Muito mais pode ser feito. E o melhor sempre através do diálogo e da reflexão.

No nosso blog há uma publicação sobre propostas de atividade sobre amizade para crianças. Clique e descubra como podemos refletir sobre a importância de ter amigos na infância.


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

Deixe Uma Resposta