As torres de blocos são um brinquedo imprescindível para crianças a partir de um ano. Já nessa fase, o bebê é capaz de pegar com as mãos os objetos. Isso facilita muito fazer uma torre com blocos. Aproximadamente, entre 14 e 16 meses, será capaz de empilhar três peças.

Torres de blocos

Quando a criança consegue se sentar bem, torna-se capaz de praticar este jogo. Para isso, você pode dar o exemplo. Empilhe vários blocos diante dele e anime-o a jogar tudo no chão. Verá como se divertirá muito fazendo a torre de blocos cair. Essa ação lhe ensina a relação entre causa e feito.

Com o tempo, ele mesmo vai querer construir sua torre. Enquanto você monta a base, anime-o a acrescentar mais. Isso lhe permite treinar a coordenação mão-olho e a coordenação motora fina.

Multifuncionalidade dos blocos

Os blocos de empilhar são versáteis. Além de empilhar os cubos, formando torres, a criança também pode usar a imaginação e inventar histórias. Por exemplo, minha filha se diverte muito montando torres com o arco-íris Waldorf, uma variante dos blocos.  Não apenas faz torre, como se diverte imaginando que entre eles moram seus bichinhos. Quando isso ocorre, intuitivamente, ela está aprendendo os conceitos de localização (fora e dentro) e de tamanho (pequeno e grande).

Melhores blocos de empilhar

Há vários blocos de empilhar no mercado, tanto que decidimos fazer uma publicação sobre os Melhores blocos de empilhar para bebês. Na hora de comprar, tenha em conta a idade do bebê.

  • Os primeiros blocos devem ser grandes e macios, para que possa manusear com facilidade: morder, apertar, jogar… Sua tela suave estimula o sentido do tato.
  • Com um ano, o melhor são os blocos de madeira.
  • E, a partir de 2 anos, as peças de construção, especialmente as de madeira, são ideais.

Brinquedo de criança

Brinquedo de criança é uma seção muito legal do nosso blog. Trata-se de indicação de brinquedos educativos, a maioria deles em madeira, que visam a promover o desenvolvimento da criança. Todas nossas dicas estão em consonância com as filosofias em que nos inspiramos: MontessoriWaldorfPikler e Reggio Emilia. Acesse e descubra nossas dicas.


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

Deixe Uma Resposta