“O desenvolvimento da criança, durante os três primeiros anos de vida, não é igual, em intensidade e importância, a nenhuma outra etapa anterior ou posterior do resto de sua vida.

Se consideramos as transformações, adaptações, conquistas e adaptação ao ambiente durante o primeiro período de vida, dos 0 aos 3 anos, é, funcionalmente, um período mais longo que todos os períodos seguintes colocados justos desde os 3 até a morte. Por essa razão, esses três anos podem ser considerados tão longos como uma vida inteira.

(…) Em termos de aritmética, o indivíduo tem 3 anos de idade. Em termos de desenvolvimento vital, é um homem que consumou todo um ciclo de vida e viveu toda uma vida de experiência.

Não é incorreto dizer que lhe estamos dando as boas-vindas… a um herói que fez uma grande conquista, que lutou muitas batalhas e as ganhou, que foi ferido muitas vezes, que sofreu e se recuperou. O que vem a nós pode ser considerado um homem venerável, com idade e aquisições. (…) O que adquiriu não lhe foi dado pela natureza, é o resultado de sua própria atividade. (…) Em um ano, dois anos, três anos, a criança é capaz de fazer o que a um adulto pode custar vinte anos para fazer. (…) Isso aponta a sua possessão de um poder que os adultos não possuem. (…)

Agora podemos resumir a posição de uma criança chegando à Casa das Crianças* na idade de 3 anos. Durante o primeiro ano, depois de seu nascimento, a criança se desenvolveu como um homem que sabe como conduzir a si mesmo, como reconhecer objetos, como pensar, como alar e como caminhar. No segundo ano, ela se constrói a si mesmo e aumenta seu domínio do ambiente. Durante o terceiro ano, antes de que a criança chegue a uma Casa das Crianças, consolida todas as conquistas que a criança fez durante os anos prévios. A Casa das Crianças, portanto, se encarrega de uma pessoa que se desenvolveu através de seus próprios esforços e conquistas. Sem nenhuma dúvida, exceto o impulso criador pelo qual é capaz de se fazer a si mesmo.”

Maria Montessori, O que deveria saber sobre seu filho.

* A Casa das Crianças é a sala Montessori, destinada a crianças de 3 a 6 anos. Em um princípio era o único grupo de compunha um colégio Montessori. Hoje em dia foram adaptadas aulas Montessori para todas as idades, de 0 a 18 anos, e, inclusive, há programas para adultos maiores.

** Texto visto em Educación Montessori

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

Deixe Uma Resposta