São bebês madrugadores. São diversos os motivos pelos quais os bebês acordam ao redor das 5 da manhã e custam tanto a conciliar o sono. Principalmente a secreção de cortisol aumenta de nível entre as 4h e 5h da madrugada, 3 horas antes da hora ideal de acordar.

O cortisol é um hormônio que estimula o sistema nervoso e prepara nossos corpos para nos despertarmos pela manhã e começar o dia, atuando como a adrenalina.

Supondo que o ritmo circadiano de seu bebê está programado para se despertar entre as 7 e 8 da manhã, seu corpo começa a segregar cortisol 3 horas antes. Nesse ponto, a produção de melatonina terminou, portanto o bebê chega ao final de um ciclo de sonho por volta das 4h da manhã.

Desse modo entra em um estado de “ligeiramente desperto” e, como está produzindo cortisol e deixa de produzir melatonina, costuma estar mais estimulado. Isso, combinado com a falta de habilidade para dormir de forma independente, significa que seu bebê, provavelmente, vai se despertar por completo e terá dificuldade de voltar a conciliar o sono.

Com base nisso, é importante assinalar que, despertar às 5 da manhã é, então, um “despertar ou parada noturna” mais no início do dia. Os bebês deveriam fazê-lo junto com a saída do sol.

Como evitar que se despertem e/ou se desvele às 4 ou 5 da manhã?

Realmente não existe uma fórmula mágica para conseguir isso e ajustar o cronograma de produção de hormônios de seu bebê, entretanto podemos ajuda-lo com:

  • Passeios ao ar livre.
  • Exposição ao sol.
  • Pouca luminosidade durante a noite.
  • Nada de tevê, tablets, celulares e luzes brancas antes de dormir.
  • Dormi-lo na hora adequada.
  • Manter rotinas pré-definidas para ele.

É importante destacar que, os despertares noturnos existem. Todos nos despertamos pela noite, mas temos a capacidade de voltar a dormir. Inclusive, na maioria das vezes, nem sequer nos lembramos na manhã seguinte.

* Texto de Irene Alamancos, assessora de sonho infantil.

Criação com Apego

Na seção Criação com Apego você encontra textos interessantes sobre como podemos criar nossos filhos com amor, respeito e firmeza. Prepararmos para ser pais é algo importante. Saber como podemos estabelecer o vínculo com nossos filhos, educando-os sem gritos, ameaças e castigos também. Acesse:


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

Deixe Uma Resposta