Temos como costume trocar a fralda das crianças em posição horizontal, sobre a cama, o trocador ou qualquer superfície que resulte cômoda. Fazemos isso assim porque é o mais rápido e fácil para nós, como adultos. Mas esta não é a melhor para as crianças.

Quando trocamos as crianças em posição horizontal, sua participação no processo é praticamente, nula.

As crianças mais ativas se entediam, já que não tem nada interessante que fazer ou ficam nervosas, já que não podem ver o que está sendo feito. Elas não conseguem ver que sua fralda está suja e isso as fazem menos consciente do porquê fazer a troca.

Há que segura-as com muita força para poder tirar e colocar a fralda ou a roupa porque, ao estar com suas pernas ao ar, precisa movê-las e isso dificulta a troca, transformando o momento em algo desagradável e muito complicado.

Uma vez que a criança seja capaz de se manter nessa posição, podemos começar a trocar a fralda de pé, adotando um papel muito mais ativo, colaborando durante o processo. Podemos dar-lhe uma toalhinha e guia-lo para que se limpe, tentar que suba a calça, pedir-lhe que jogue a fralda suja, etc… Certamente, ela gostará de participar e desfrutará fazendo-o.

O Método Montessori fomenta a autonomia em todas as fases do desenvolvimento da criança. Entendendo que é um ser capaz de realizar por si mesmo muitas mais coisas das quais pode nos parecer a priori.

Portanto, além de fomentar a autonomia, estaremos preparando a criança para o momento de tirar a fralda de forma definitiva.

Texto de Educación Montessori. Traduzido por Karina de Freitas

Criação com Apego

Na seção Criação com Apego você encontra textos interessantes sobre como podemos criar nossos filhos com amor, respeito e firmeza. Prepararmos para ser pais é algo importante. Saber como podemos estabelecer o vínculo com nossos filhos, educando-os sem gritos, ameaças e castigos também. Acesse:

Deixe Uma Resposta