O potinho da amizade é uma ideia genial para fortalecer as relações entre as crianças. De forma criativa, é possível demonstrar amor e amizade pelo amiguinho. É ideal para presentear uma pessoa especial no Dia da Amizade (14 de fevereiro) ou no Dia do Amigo (20 de julho). Além disso, pode ser um detalhe para qualquer ocasião, para celebrar uma nova amizade ou para deixar marcas na vida de um amiguinho que vai se mudar para outra cidade.

Fazer o potinho da amizade pode se transformar em uma atividade lúdica e divertida para as crianças. Pode ser feita em casa ou na escola. O mais original dessa ideia é poder trabalhar os valores da amizade com os pequenos.

Nesta publicação, conto a vocês duas formas de fazer o potinho da amizade. Uma primeira com crianças de 4 a 6 anos de idade, através de pictogramas. E, outra, com aquelas a partir dos 7 anos, através de frases. Vamos lá!

Materiais necessários

Isso é tudo o que você vai precisar para fazer o potinho da amizade!

  • Papeis coloridos
  • Tesoura
  • Estojo de caneta hidrocor
  • Pote de vidro ou de plástico
  • Fitas ou cordinhas para decorar
  • Adesivos de corações e letras

Como fazer o potinho da amizade passo a passo

Vamos por partes?! Então, primeiro para as crianças menores. Esse foi o que fizemos em casa para uma amiguinha da Laura!

O pote a ser utilizado deve ter o tamanho que desejar. Tudo depende da quantidade de bilhetinhos a serem incluídos no potinho. Aqui escolhemos um pequeno, já que quem o fez era uma criança de 4 anos e as mensagens eram imagens. O tamanho era suficiente para manter a motivação e a concentração na atividade.

Primeiro, converse com a criança sobre que coisas podem representar a amizade ou o estar com os amigos (ações). Dentre as coisas que possam surgir, estarão: coração, sorriso, abraço, beijo, brincar juntos, tomar sorvete, sol… Se ela já escreve algumas palavras, pode ser que apareçam palavras como: amor, amizade, feliz, rir…

Anote todas. A partir daí, as folhas coloridas ou personalizadas devem ser recortadas em pequenos pedaços. Em cada um deles, com uso de canetinha, a criança deve desenhar os imagens. Para cada papel, um desenho que represente a amizade. Por exemplo, desenhar um sorriso em um papelzinho, um coração em outro. Os pictogramas podem se repetir.

potinho da amizade o que e

Se já sabe alguma palavrinha, pode escrevê-la no papel. Ao finalizar, a criança deve enrolar cada um dos papeizinhos e amarra-los com uma fitinha. Por fim, inclui-los no potinho da amizade.

potinho da amizade para educacao infantil

Para crianças maiores de 7 anos, as folhas de papel podem ser cortadas em pequenas tiras que devem conter frases que falam sobre a amizade.

O potinho da amizade decorado!

Então, a decoração do potinho pode ser feito pela criança como desejar. Nós já oferecemos adesivos que formam a palavra “LOVE”, já que a amizade é também uma forma de amor. Também separamos adesivos de corações.

potinho da amizade 02

Na tampa, Laura ainda colou um coração que ela mesma fez!

o que escrever no potinho da amizade

O que escrever no potinho da amizade?

Como já explicado, o nosso potinho da amizade continha pictogramas. Quando a criança já sabe escrever, a partir dos 7 anos, pode usar frases já célebres ou criar as suas próprias. Eu sou a favor de que seja motivada a escrever o que sente. Fica mais personalizado e se torna um grande incentivo para melhorar a produção escrita.

Para ajudar, converse com a criança e sugira que reflita o que gostaria de escrever; “O que é a amizade para você?”. Provavelmente, surgirá respostas que comecem por:

  • A amizade é…
  • Um amigo é…
  • Um verdadeiro amigo é…
  • Os amigos de verdade…
  • O que mais gosto de você…
  • Gosto de brincar com você porque…
  • Desejo que você…
  • Espero que você…

A partir disso é dar asas à imaginação e deixar falar os sentimentos. O resultado será impressionante!

10 sugestões de atividade sobre amizade para Educação Infantil


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

2 Comentários

  1. Adorei! Trabalho em um projeto com crianças que moram em comunidades carentes e estamos retornando ao presencial esse semestre. Essa atividade vai ser ótima pra fazer com eles. Obrigada!

Deixe Uma Resposta