As cores possuem um papel importante em nosso psiquismo. Pode nos influenciar, diretamente, em nosso estado de ânimo ou de comportamento. Daí que, na hora de trabalhar com as crianças, seja relevante a associação entre cores e os sentimentos e emoções. Essa é uma maneira de que possam identificar, de maneira mais adequada, o que estão sentindo nas distintas situações cotidianas. Logo, ajudar a criança a reconhecer as cores dos sentimentos e das emoções.

Quais cores dos sentimentos e das emoções?

Cada cor pode provocar em nós um misto de sensações.

Verde

É a cor da calma. O verde ajuda a tonificar o sistema nervoso, agindo como tranquilizante. Está relacionada ao bem-estar, à tranquilidade e à serenidade. Geralmente, pessoas confiáveis e introvertidas tem uma preferência pelo verde.

Branco

Cor da pureza e da paz. Relaciona-se com estado de tranquilidade e relaxamento.

Amarelo

Cor da alegria e da calma. O amarelo é uma cor utilizada para chamar a atenção. Provoca entusiasmo e alegria.

Azul

É a cor da tristeza para as crianças. É certo que o azul pode representar a calma, a tranquilidade, a clareza e a harmonia. Gera uma capacidade de reflexão e contemplação, justo o que ocorre depois de momentos de tristeza.

Vermelho

Cor da raiva e da ira. O vermelho é uma cor estimulante. Pode provocar o aumento da pressão arterial e do ritmo respiratório. Está relacionada à agressividade, ao impulso, à força e à energia descontrolada.

Laranja

É a cor da emotividade. Também se relaciona ao bem-estar e à alegria. Está muito ligada à vitalidade, à energia e à criatividade.

Preto

É a cor do medo. Está relacionado ao sofrimento, ao susto e ao que causa pavor.

As cores dos sentimentos e emoções na literatura infantil

Nos livros infantis sobre as emoções, é comum apresenta cada uma delas através da associação de cores. É o caso do conhecido livro O Monstro das Cores.

O Monstro das Cores, melhor livro infantil sobre as emoções

Mas há várias outras coleções que, também, tem em conta essa associação entre as cores e os estados emocionais. Uma delas é a coleção de livros As cores das emoções, da escritora Sara Agostini, conta com quatro livros que trabalham alguns sentimentos, ajudando as crianças a reconhecê-los e a regulá-los. Cada cor corresponde a uma emoção. Amarelo de ciúmes, Vermelho de vergonha, Verde de inveja e Azul de medo.

1. Amarelo de Ciúmes conta as aventuras de Lúcia, Lauro e Tiago, três irmãos que brigam sempre para conseguir a atenção da mãe. Eles experimentam sempre o mesmo sentimento: os ciúmes. Cada vez que sentem ciúmes ficam amarelos.

Amarelo de Ciumes - Coleção as Cores das Emoções
  • Sara Agostine (Author)
  • 27 Pages - 01/01/2014 (Publication Date) - Escala (Publisher)

2. Azul de medo conta a aventura dos irmãos Oliveira, que experimentam o mesmo sentimento: o medo. Eles ficam azuis de medo durante a noite, na escuridão, quando todas as coisas mudam, transformando-se em sombras, monstros e pesadelos.

Sale
Azul de Medo - Coleção as Cores das Emoções
  • Sara Agostine (Author)
  • 27 Pages - 01/01/2014 (Publication Date) - Escala (Publisher)

3. Verde de inveja conta como a pequena Sara experimenta o sentimento de inveja cada vez que as amigas aparecem com alguma coisa melhor do que ela tem.

Sale
Verde de Inveja - Coleção as Cores das Emoções
  • Sara Agostine (Author)
  • 27 Pages - 01/01/2014 (Publication Date) - Escala (Publisher)

4. Vermelho de vergonha narra as aventuras de Andrés, um menino que experimenta o sentimento da vergonha. Ele acaba ficando vermelho de vergonha quando está no parque ao lado de pessoas que insistem em se intrometer em tudo.

Sale
Vermelho de Vergonha - Coleção as Cores das Emoções
  • Sara Agostine (Author)
  • 27 Pages - 01/01/2014 (Publication Date) - Escala (Publisher)

No post sobre o pote das emoções você encontra uma dica de atividade para fazer com as crianças, abordando o significado das emoções. Essa é uma excelente maneira de compartilhar com seus filhos as emoções que eles experimentam através das cores.

Pote das emoções: entre cores e sentimento

Informações sobre a indicação literária:

Coleção “As Cores das Emoções”
Autor: Sara Agostini
Editora: Escala
Idioma: Português

História Infantil

Veja mais sobre o universo da leitura infantil. Há dicas de livros infantis, contos, fábulas, lendas, parlendas, poemas, literaturas de cordel… Além disso, dicas de recursos lúdicos para a contação de histórias. Todo um mundo de possibilidades para incentivar o gosto pela leitura na infância.


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

Deixe Uma Resposta