O teatro de mesa é uma prática bem antiga. Sobre uma mesa, monta-se um cenário simples com os atores da narrativa. Um adulto conta a narrativa para as crianças que acompanham atentamente. A história pode ser contada por uma única pessoa ou por mais de uma. Podem ser usadas marionetes ou bonecos de madeira ou lã cardada. Essa proposta de contar um conto é uma prática comum na pedagogia Waldorf. Enfim, um recurso de linguagem da pedagogia Waldorf para promover o incentivo à leitura na Educação Infantil.

O fato de usar a mesa como suporte do cenário, permite contar contos de forma mais viva, tornando a narrativa de fácil compreensão para as crianças. Isso as ajuda a formar imagens mentais da história, realizando conexões necessárias para compreender o contexto.

Mesmo as crianças mais inquietas, a quem pode custar se concentrar na hora de escutar, consegue manter a atenção na história. Essa é uma forma de treinar a concentração e a atenção da criança.

Como montar um teatro de mesa?

Para fazer um teatro de mesa você precisará de um conto curto e interessante para as crianças. O ideal é que possam ser ritmados. A presença de rimas ou de uma linguagem mais melódica é interessante para manter a atenção das crianças.

Quanto ao cenário, tenha em conta os atores da história, onde e quando se passa. A partir disso, busque elementos em casa para contar a história. Você não precisa de muita coisa. A maioria delas você pode ter em casa. O mais importante é escolher peças que se encaixem harmoniosamente no cenário. As personagens, por exemplo, devem poder ser movimentadas com as mãos do narrador.

Então, no teatro de mesa Waldorf, é imprescindível uma boa conexão entre a voz e as mãos do narrador, bem como a montagem simples e bonita do cenário.

Pedagogia Waldorf

Nesta seção você pode encontrar vários textos interessantes acerca dessa pedagogia alternativa. Também mostramos propostas de atividades inspiradas em Waldorf. Vale a pena acessar, conhecer mais dessa abordagem e como aplica-la em casa com nossos filhos.

Deixe Uma Resposta