Vamos a uma nova atividade de vida prática. Dessa vez, convidaremos à criança a fazer transferência de arroz. Esse exercício possibilitará o desenvolvimentos dos músculos relacionados com os movimentos realizados durante a transferência. Além disso, ensina a criança a servir de um modo limpo, usando uma jarra e um copo. Ah, e não nos esqueçamos de que permite à criança a confiar em si mesma.

Essa atividade pode ser feita com crianças enter 2 anos e meio e 5 anos de idade.

Você vai precisar de

  • Bandeja pequena
  • Um copo
  • Uma jarra pequena (ou uma medida de plástico de um xícara)
  • Arroz

Apresentação da atividade de transferência de arroz

Indique os diferentes objetos utilizados na atividade, nomeando cada um deles: “copo”, “jarra”… Peque a asa da jarra com os dedos da mão. Com a outra mão, segure firme o copo apoiado sobre a bandeja.

Coloque a boca da jarra oposta à margem do copo e, exatamente, sobre seu centro. Verta a jarra no vaso. Repita o exercício até que se execute perfeitamente.

É normal que a criança deixe derramar arroz nas primeiras vezes que pratica a atividade. Esse é o controle de erro. Com o movimento de pinça dos dedos índice e polegar, tratará de recolher os grãos caídos sobre a bandeja e/ou mesa.

Quando a criança conseguir realizar a transferência de arroz de forma eficaz, passe à transferência com água. Permita à criança servir seu próprio leite, água ou suco. E, em caso de transferência de líquidos, será muito útil ensinar-lhe a usar uma esponja ou pano absorvente para limpar qualquer coisa que derrame.

Foi útil?! Compartilhe com os amigos. Clicando no link abaixo, você encontra dicas de várias atividades de vida prática para fazer com as crianças em casa:

50 Ideias de atividades de vida prática montessorianas


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

Deixe Uma Resposta