O tubo das cores é a nossa proposta de atividade para hoje. Se você, como pai e mãe, se interessa pelo método Montessori, saberá que oferece materiais, brinquedos e jogos específicos para o desenvolvimento da criança. Eles são bem atrativos, geralmente de madeira e com colores fortes e bonitos. Como pais, a tentação é comprar todos. Mas, claro, não é possível e nem necessário.

Muitos brinquedos podemos fazer nós mesmos em casa, muitas vezes com a ajuda dos pequenos. Além de fomentar o desenvolvimento motor da criança, incentivamos a criatividade e a concentração. Há algum tempo, sugerimos que você fizesse em sua casa uma caixa de permanência, muito útil para desenvolver o sentido de permanência, posto que o bebê pode ver como a bola se esconde e volta a aparecer na caixa.

brinquedo tubo das cores montessori

Hoje propomos que você faça os tubos das cores. Uma atividade ideal para crianças a partir dos 11 – 12 meses. Nesse período as crianças passam por um momento sensível. Aprendem a utilizar pequenos objetos, ainda que suficientemente grandes para evitar que engasguem. Também gostam de escutar e olhar, manipular objetos (pegar, jogar, chupar, agitar) e estão dispostos e prontos a toda atividade que implique ação (caminhar, correr, subir e descer). Enfim, é um verdadeiro explorador deste mundo.

O tubo para trabalhar cores é uma atividade bem completa. Através dela, a criança aprende a:

  • distinguir e relacionar as cores.
  • manipular as bolas ou pompons.
  • perceber a noção de dentro e fora.
  • fixar o aprendizado sobre a permanência das coisas, posto que a bola volta a aparecer após passar pelo tubo.

Antes de começar a fazer o tubo das cores, recomendamos que veja outras publicações relacionadas ao tema:

Tubos para trabalhar cores

Como você terá visto nas imagens desta publicação, o brinquedo é bastante simples. No entanto, se bem confeccionado, pode se tornar bem atrativo e durar muito tempo. Para fazê-lo você precisará de poucas coisas.

Material necessário:

tubo de cores montessori

Para fazer o tubo das cores, utilizei:

  • Caixa de papelão
  • Papel cartolina (seis cores)
  • Bolas ou pompons das mesmas cores das cartolinas
  • Papel de presente
  • 4 tubos de batatas Pringles
  • Durex dupla face
  • Durex
  • Tesoura
  • Estilete
  • Cola quente

Modo de fazer

tubo das cores brinquedo montessori

Siga o passo a passo e prepare rapidamente este brinquedo educativo para seu filho:

  1. Primeiramente, cortei o fundo de cada um dos tubos Pringles, para que ficassem vazados. Para isso usei o estilete, que me permitiu cortar com bastante precisão.
  2. Em seguida, encapei os tubos, usando quatro cores de cartolina: azul, verde, vermelho e amarelo. Para dar o acabamento usei o durex dupla face, que possibilitou a correta aderência do papel ao tubo.
  3. Então, passamos ao preparo da base. Cortei a caixa de papelão de forma que as bolinhas, ao passarem pelo tubo, ficassem contidas abaixo. Essa é uma maneira de evitar que a casa se enchesse de bolas ou pompons. Usei papel de presente e durex para encapar a caixa de papelão. Para esconder o durex nas laterais internas, usei as outras duas cores de cartolinas e durex dupla face.
  4. Ainda em seu interior, usei também as cores da cartolina como fundo para os tubos, de forma que, ao cair a bola ou o pompom, nossa filha relacionasse melhor as cores. Para fixar as cartolinas na caixa de papelão, também usei durex dupla face.
  5. Para finalizar, bastou usar a cola quente para fixar os tubos na base.

Voilà! Assim de simples.

Também pode lhe interessar as publicações:

Nossa experiência com o tubo das cores

Nossa filha está se aproximando dos 12 meses. Há duas semanas ela brinca bastante com o tubo das cores. Eu o coloquei em um canto da sala por onde ela sempre passa. Logo, quando quer faz uma parada e se põe a jogar as bolinhas. Cada vez vai acertando mais as cores, mas ainda não consegue associar todas elas sempre e corretamente. Logo, ainda vai dar muito uso.

Ah, vale lembrar que, como sugere a pedagogia Montessori. É importante apresentar o brinquedo para a criança, bem como mostrar-lhe seu uso. Portanto, ao colocar o brinquedo no chão, chamei nossa filha Laura e lhe expliquei que aquele era o tubo das cores, um brinquedo com o qual aprenderia as cores e também várias outras coisas. Peguei as bolinhas coloridas e lhe mostrei as cores, colocando cada qual debaixo do tubo. Depois peguei cada uma e coloquei no tubo para que ela observasse o que acontecia. Terminada a apresentação deixei que ela explorasse o brinquedo.

Inspire-se!

Outros modelos do Tubo das Cores feitos por mamães e papais para seus pequenos. Inspire-se e faça um para seu filho!

tubo das cores tigriteando
Fonte: Tigriteando
tubo das cores mis papis deben estar locos
Fonte: Mis papis deben estar locos
tubo das cores learning for kids
Fonte: Learning for kids

tubo das cores brinquedo para bebes

tubo das cores mama arcoiris
Mamá Arcoiris

tubo das cores the imagination tree

Atividades para Educativas crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

8 Comentários

    • Karina Responder

      Pode ser utilizado com qualquer criança, desde que se respeite suas capacidades. A criança deve estar preparada para realizar o trabalho de distinguir as cores, bem como de colocar as bolas dentro do tubo.

  1. Olá, tudo bem? eu tenho uma dúvida, confeccionei um tubo das cores com a lista de materiais supracitados, para a minha turma do berçário na escola e estou me perguntando como posso fazer para que o brinquedo dure, por ser de papelão e estar encapado, as crianças podem rasgar fácil e também, preciso de uma ideia de como fixar na parede da escola sem danificá-la, a fita durex já foi testada.

    • Karina Responder

      há um produto que se pode usar para fixar à parede que não suja nem descasca a parede. É uma espécie de massinha azul. Desculpe, mas não me lembro o nome. De todos modos, é complicado que o material possa durar por muito tempo já que se trata de papelão e será manuseado por muitas crianças.

    • Tania Maria Bezerra da Cunha Responder

      Você poderá usar uma cx de madeira e tubos de pvc

  2. Vilma Gutierres Saad Responder

    Achei adorei onrigada pelas dicas, voi fazer com os alumos. Obrigada

Deixe Uma Resposta