O tubo das cores é a nossa proposta de atividade para hoje. Se você, como pai e mãe, se interessa pelo método Montessori, saberá que oferece materiais, brinquedos e jogos específicos para o desenvolvimento da criança. Eles são bem atrativos, geralmente de madeira e com colores fortes e bonitos. Como pais, a tentação é comprar todos. Mas, claro, não é possível e nem necessário.
Muitos brinquedos podemos fazer nós mesmos em casa, muitas vezes com a ajuda dos pequenos. Além de fomentar o desenvolvimento motor da criança, incentivamos a criatividade e a concentração. Há algum tempo, sugerimos que você fizesse em sua casa uma caixa de permanência, muito útil para desenvolver o sentido de permanência, posto que o bebê pode ver como a bola se esconde e volta a aparecer na caixa.
Hoje propomos que você faça os tubos das cores. Uma atividade ideal para crianças a partir dos 11 – 12 meses. Nesse período as crianças passam por um momento sensível. Aprendem a utilizar pequenos objetos, ainda que suficientemente grandes para evitar que engasguem. Também gostam de escutar e olhar, manipular objetos (pegar, jogar, chupar, agitar) e estão dispostos e prontos a toda atividade que implique ação (caminhar, correr, subir e descer). Enfim, é um verdadeiro explorador deste mundo.
O tubo para trabalhar cores é uma atividade bem completa. Através dela, a criança aprende a:
- distinguir e relacionar as cores.
- manipular as bolas ou pompons.
- perceber a noção de dentro e fora.
- fixar o aprendizado sobre a permanência das coisas, posto que a bola volta a aparecer após passar pelo tubo.
Antes de começar a fazer o tubo das cores, recomendamos que veja outras publicações relacionadas ao tema:
Tubos para trabalhar cores
Como você terá visto nas imagens desta publicação, o brinquedo é bastante simples. No entanto, se bem confeccionado, pode se tornar bem atrativo e durar muito tempo. Para fazê-lo você precisará de poucas coisas.
Material necessário:
Para fazer o tubo das cores, utilizei:
- Caixa de papelão
- Papel cartolina (seis cores)
- Bolas ou pompons das mesmas cores das cartolinas
- Papel de presente
- 4 tubos de batatas Pringles
- Durex dupla face
- Durex
- Tesoura
- Estilete
- Cola quente
Modo de fazer
Siga o passo a passo e prepare rapidamente este brinquedo educativo para seu filho:
- Primeiramente, cortei o fundo de cada um dos tubos Pringles, para que ficassem vazados. Para isso usei o estilete, que me permitiu cortar com bastante precisão.
- Em seguida, encapei os tubos, usando quatro cores de cartolina: azul, verde, vermelho e amarelo. Para dar o acabamento usei o durex dupla face, que possibilitou a correta aderência do papel ao tubo.
- Então, passamos ao preparo da base. Cortei a caixa de papelão de forma que as bolinhas, ao passarem pelo tubo, ficassem contidas abaixo. Essa é uma maneira de evitar que a casa se enchesse de bolas ou pompons. Usei papel de presente e durex para encapar a caixa de papelão. Para esconder o durex nas laterais internas, usei as outras duas cores de cartolinas e durex dupla face.
- Ainda em seu interior, usei também as cores da cartolina como fundo para os tubos, de forma que, ao cair a bola ou o pompom, nossa filha relacionasse melhor as cores. Para fixar as cartolinas na caixa de papelão, também usei durex dupla face.
- Para finalizar, bastou usar a cola quente para fixar os tubos na base.
Voilà! Assim de simples.
Também pode lhe interessar as publicações:
- 60 Jogos educativos para ensinar as cores às crianças
-
30 ideias maravilhosas de brinquedos de papelão para crianças
Nossa experiência com o tubo das cores
Nossa filha está se aproximando dos 12 meses. Há duas semanas ela brinca bastante com o tubo das cores. Eu o coloquei em um canto da sala por onde ela sempre passa. Logo, quando quer faz uma parada e se põe a jogar as bolinhas. Cada vez vai acertando mais as cores, mas ainda não consegue associar todas elas sempre e corretamente. Logo, ainda vai dar muito uso.
Ah, vale lembrar que, como sugere a pedagogia Montessori. É importante apresentar o brinquedo para a criança, bem como mostrar-lhe seu uso. Portanto, ao colocar o brinquedo no chão, chamei nossa filha Laura e lhe expliquei que aquele era o tubo das cores, um brinquedo com o qual aprenderia as cores e também várias outras coisas. Peguei as bolinhas coloridas e lhe mostrei as cores, colocando cada qual debaixo do tubo. Depois peguei cada uma e coloquei no tubo para que ela observasse o que acontecia. Terminada a apresentação deixei que ela explorasse o brinquedo.
Inspire-se!
Outros modelos do Tubo das Cores feitos por mamães e papais para seus pequenos. Inspire-se e faça um para seu filho!




Atividades para Educativas crianças
Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:
8 Comentários
qual patologia pode ser utilizado esse jogo
Pode ser utilizado com qualquer criança, desde que se respeite suas capacidades. A criança deve estar preparada para realizar o trabalho de distinguir as cores, bem como de colocar as bolas dentro do tubo.
Olá, tudo bem? eu tenho uma dúvida, confeccionei um tubo das cores com a lista de materiais supracitados, para a minha turma do berçário na escola e estou me perguntando como posso fazer para que o brinquedo dure, por ser de papelão e estar encapado, as crianças podem rasgar fácil e também, preciso de uma ideia de como fixar na parede da escola sem danificá-la, a fita durex já foi testada.
há um produto que se pode usar para fixar à parede que não suja nem descasca a parede. É uma espécie de massinha azul. Desculpe, mas não me lembro o nome. De todos modos, é complicado que o material possa durar por muito tempo já que se trata de papelão e será manuseado por muitas crianças.
Você poderá usar uma cx de madeira e tubos de pvc
Muito bom . Obrigada ?
Achei adorei onrigada pelas dicas, voi fazer com os alumos. Obrigada
Legal! Depois nos conte como foi! 🙂